Empresas
Vibra inicia comercialização de Combustível de Aviação Sustentável
O biocombustível é importado.
A Vibra (VBBR3) anunciou o início da comercialização de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no Brasil. O biocombustível, importado e produzido a partir de fontes renováveis, já está disponível na base da empresa no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro, que recentemente obteve a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). Esta certificação assegura a rastreabilidade de toda a cadeia de fornecimento do produto, desde a matéria-prima até o abastecimento das aeronaves, por meio da BR Aviation, unidade de negócios da Vibra especializada em serviços de abastecimento de aeronaves.
Com essa iniciativa, a Vibra se consolida como a primeira empresa a importar SAF em escala comercial no Brasil e a pioneira no fornecimento do produto para o mercado nacional. A companhia, por meio da BR Aviation, está em negociações avançadas com diversas empresas do setor de aviação comercial e executiva para expandir o fornecimento do SAF, alinhando-se aos seus compromissos com a transição energética e a crescente demanda por soluções mais sustentáveis no setor de aviação.
O SAF reduz em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o combustível de aviação convencional, contribuindo significativamente para um futuro mais limpo. O SAF disponibilizado pela Vibra foi produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO), uma das matérias-primas com menor intensidade de carbono, visto que é um resíduo.
O processo de importação e certificação do SAF levou 10 meses, iniciando logo após a implementação do primeiro sistema Book & Claim na América Latina, também facilitado pela Vibra em parceria com a Gol, em junho de 2024. Em janeiro deste ano, 23 isotanques, carregados com cerca de 550 mil litros de SAF, partiram do Porto de Antuérpia, na Bélgica, para o Rio de Janeiro, marcando o início de uma nova era para os combustíveis sustentáveis no Brasil.
A mistura inicial do SAF com o combustível convencional será de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil, com a perspectiva de aumentar gradualmente essa proporção, até o limite de 50%, conforme as normas internacionais. O rastreamento completo da operação, que garante a sustentabilidade de toda a cadeia, foi viabilizado também pela certificação ISCC nas bases de Cubatão e Galeão da Vibra, abrindo novas oportunidades para a empresa, tanto no mercado nacional quanto internacional.
A empresa
A companhia é uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, com uma vasta rede de operações em distribuição e comercialização de produtos derivados de petróleo, como gasolina, diesel e gás de cozinha. A empresa foi fundada com o objetivo de atuar de forma integrada em diversas áreas do setor de energia e combustíveis, destacando-se pelo compromisso com a sustentabilidade e inovação.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política21 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo15 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular