Conecte-se conosco

Mundo

Popularidade em queda: Tesla e Elon Musk enfrentam rejeição

Levantamento da All-America Economic Survey

Publicado

em

A Tesla e seu CEO, Elon Musk, estão enfrentando uma onda de desaprovação crescente entre o público americano e investidores, segundo a mais recente pesquisa All-America Economic Survey, realizada pela CNBC. De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados têm uma visão negativa da montadora de carros elétricos, enquanto apenas 27% manifestam opinião favorável e 24% se dizem neutros.

O desempenho contrasta com o da General Motors, que mantém uma imagem mais estável: 33% dos entrevistados têm uma opinião positiva sobre a montadora tradicional, enquanto 51% se mostram neutros e apenas 10% têm visão negativa.

A imagem pública da Tesla tem sofrido com a associação a atitudes e declarações controversas de Elon Musk, que recentemente intensificou seu apoio ao ex-presidente Donald Trump e ao Partido Republicano, além de se posicionar contra a ampliação do funcionalismo público. Essas atitudes têm gerado protestos em diferentes escritórios da empresa nos EUA e, segundo analistas, podem estar afastando potenciais consumidores.

Tesla e Elon Musk

O próprio Musk é visto como uma figura altamente polarizadora. A pesquisa mostra que 50% dos entrevistados têm uma opinião negativa sobre ele, enquanto 36% veem o empresário de forma positiva e 16% são neutros. Entre os democratas, a rejeição é massiva: a aprovação líquida (diferença entre opiniões positivas e negativas) de Musk é de -82 pontos. Entre os independentes, o índice é de -49, enquanto os republicanos demonstram apoio, com +56.

A pesquisa também indica que o principal desafio da Tesla pode ser o descompasso entre a imagem da empresa e a percepção sobre os veículos elétricos. Embora 33% dos americanos tenham uma visão positiva sobre os EVs, esse índice não se traduz em apoio à Tesla. Jovens de 18 a 34 anos, por exemplo, têm aprovação líquida de +19 em relação aos carros elétricos, mas rejeitam a Tesla em -23. Entre democratas, o contraste é ainda mais marcante: +20 para os EVs, mas -74 para a Tesla.

“Hoje, o público mais favorável à Tesla é justamente aquele menos propenso a comprar um carro elétrico”, avalia Micah Roberts, sócio da Public Opinion Strategies, instituto de pesquisa que conduziu o levantamento.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre os dias 9 e 13 de abril e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais. Procurada pela CNBC, a Tesla não respondeu aos pedidos de comentário.

(Com Agências Internacionais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS