Conecte-se conosco

Empresas

Eletrobras tem queda de 87% no lucro no 3° tri com provisões e perda em receita de geração

Queda na receita de geração foi causada por provisões e pelo desempenho das usinas nucleares da companhia.

Publicado

em

A Eletrobras teve lucro líquido de 96 milhões de reais no terceiro trimestre, recuo de 87% em relação a igual período de 2019, após queda na receita de geração, afetada por provisões e pelo desempenho de suas usinas nucleares.

A maior elétrica da América Latina, controladora de quase um terço da geração e metade da rede de transmissão de energia do Brasil, registou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,96 bilhão de reais no período, perda de 29% ante a mesma época do ano passado. O Ebitda ajustado, que exclui efeitos não-recorrentes, encerrou o período em 3,2 bilhões de reais, recuo de 18%.

A Eletrobras observou receita operacional líquida de 7,43 bilhões de reais no trimestre passado, alta de 2% na comparação anual, ao passo que os investimentos totalizaram 681 milhões de reais, avanço de 19% na mesma base de comparação.

A receita de geração ficou em 5,27 bilhões de reais, ante 6,13 bilhões no terceiro trimestre de 2019, enquanto as receitas de transmissão cresceram para 3,57 bilhões de reais, de 2,57 bilhões de reais anteriormente.

O motivo da queda no desempenho em geração foi a provisão de desvio negativo na geração de energia das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, de 216 milhões de reais, depois que as usinas geraram menor do que deveriam por causa da prorrogação de parada além do tempo esperado.

Também houve recuo com as provisões, que impactaram os números negativamente em 2 bilhões de reais, contra 1 bilhão de reais um ano antes, com aumento em provisões para contingências, contratos onerosos e para ações associadas ao chamado empréstimo compulsório.

De janeiro a setembro de 2020, o lucro líquido da Eletrobrás chegou a 5 bilhões, ante 7,62 bilhões do ano anterior, afetada em mais de 1 bilhão de reais por variação cambial neste ano.

A flutuação do dólar e a exposição cambial da companhia levaram ao fim de um trimestre com resultado negativo de 221 milhões de reais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS