MEI
Senado autoriza renegociação de débitos fiscais para empresas enquadradas no Simples
Projeto de lei (PL 9/2020) que dispõe de descontos de até 70% e até 50% em encargos, multas e juros segue para sanção do Bolsonaro.
Foi aprovado nesta terça-feira, 14, pelo plenário do Senado, o projeto de lei (PL 9/2020) que autoriza o governo federal fazer o parcelamento dos débitos fiscais das micro e pequenas empresas do Simples. O PL se direciona para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Segundo a proposta, as negociações com a União serão feitas pelas empresas que estiverem em etapa de cobrança administrativa, inscritas na dívida ativa e em cobrança judicial, sendo ampliado o prazo de adesão ao Simples em 2020.
A redação estende ao Simples Nacional as vantagens da Lei do Contribuinte Legal (13.988). Dentre elas, está o desconto de até 70% em encargos, multas e juros, além do prazo de até 145 meses para quitação de débitos. Já no caso das empresas maiores, o desconto é de até 50% com prazo de até 84 meses.
Débitos de imposto estadual, imposto municipal, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação (ICMS), Imposto Sobre Serviços (ISS), débitos com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e multas penais ou criminais não se enquadram.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Agronegócio2 dias atrás
5 plantas trepadeiras que crescem rápido e são ideais para muros
-
Finanças3 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?