Conecte-se conosco

Economia

Conta salário poderá ser movimentada pelo Pix em breve

Ainda em 2021 devem ser liberados o uso do Pix para a realização de saques em estabelecimentos comerciais, pagamentos por aproximação pelo Pix, e iniciador de pagamentos no sistema.

Publicado

em

O Banco Central informou que trabalhadores poderão fazer a movimentação de conta salário por meio do sistema de pagamentos instantâneos Pix a partir dos próximos meses. A novidade foi confirmada na última quinta-feira, 28 de janeiro, pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello.

De acordo com o diretor, ainda em 2021 devem ser liberados o uso do Pix para a realização de saques em estabelecimentos comerciais, bem como pagamentos por aproximação pelo Pix, além do iniciador de pagamentos no sistema.

No caso dos saques em lojas físicas, o usuário poderá realizar uma transferência por meio do Pix e retirar o valor em dinheiro, ou mesmo fazer uma compra e transferir um valor maior para retirar a diferença no caixa, como uma espécie de “troco” em espécie.

Quanto ao pagamento por aproximação, será possível fazer a transferência pelo Pix, debitando o valor da compra  diretamente na conta. Neste caso, o pagamento é feito pelo celular, aproximando o aparelho da maquininha do cartão, de forma semelhante ao que já acontece em diversas carteiras digitais.

Por fim, a iniciação de pagamentos consistirá na criação de uma espécie de instituição financeira com capital a partir de R$ 1 milhão. Esta será a responsável pela execução das transferências, ou seja, fará a mediação da operação, mas sem participar do fluxo financeiro.

Mello ainda anunciou outras novidades previstas para este ano, tais como sistema de devolução de valores em caso de falhas ou fraudes nas transações por Pix, além da integração dos aplicativos de bancos com a agenda do celular. Assim, a lista de contatos estará disponível no app para facilitar as transferências para usuários que utilizam o número de telefone como chave Pix.

O diretor também fez um balanço sobre os resultados obtidos com o Pix pouco mais de dois meses após seu lançamento. Mello disse que o número de transações realizadas pelo sistema de pagamentos e transferências instantâneas já supera o volume de operações por meio de TED e DOC, o que comprova o sucesso da nova ferramenta do Banco Central.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS