Conecte-se conosco

Finanças

5 dicas para navegar com mais segurança na web e evitar golpes e fraudes

Megavazamento de dados deixou informações como CPF, endereço e salários de mais de 200 milhões de brasileiros expostas na internet. Saiba como navegar com mais segurança.

Publicado

em

Segurança na Internet

Recentemente, um megavazamento de dados deixou mais de 200 milhões de brasileiros com suas informações expostas na web. Entre os dados vazados estão CPF, endereços, score de crédito, e até fotos de rosto e salários. O número supera a população do país, uma vez que os dados de falecidos também foram vazados.

Desta forma, é necessário redobrar os cuidados ao navegar na internet, e assim evitar possíveis golpes e fraudes. Em entrevista à CNN Brasil, os professores e especialistas em segurança da informação, Marcos Simplício e Rodolfo Avelino, e o advogado especializado em direito digital, tecnologia e empresaria, Adriano Mendes, deram cinco dicas para utilizar a internet com segurança. Confira quais são elas a seguir:

1- Entregue o mínimo de informações

De acordo com Simplício, é recomendado entregar o mínimo de dados possível para a realização de um serviço na internet. Ao utilizar o navegador Chrome, do Google, por exemplo, o usuário poderá fazer o login em sua conta e acessar diversas funções. Contudo, tudo que ele fizer será monitorado pela empresa.

“O jeito mais fácil de entregar todos os seus dados ao navegar na internet é enquanto você está logado no Google. Ele vai saber tudo: onde você clicou, o que você acessou e, como o Google tem todos os dados, dá para construir um perfil do seu comportamento”, diz o especialista.

2- Leia os termos de uso

Ao fazer o cadastro em sites e aplicativos, é necessário confirmar os dados e termos de uso. Entretanto, muitos usuários fazem a confirmação sem sequer fazer a leitura, e esta prática pode ser perigosa, uma vez que informações pessoais estarão registradas ali.

Assim, é preciso “deixar de confiar plenamente na tecnologia, e quando for solicitado qualquer tipo de informação pessoal, ler os termos impostos pela empresa”, segundo Avelino.

3- Atenção aos links

Os usuários devem ficar atentos a links suspeitos e outras mensagens enviadas por e-mail ou redes sociais, uma vez que, ao clicar no endereço fornecido, o aparelho poderá ser infectado e consequentemente, seus dados poderão ser coletados e utilizados em golpes.

“A dica é desconfiar bastante das mensagens instantâneas que podem chegar pelas redes e, sempre que tiver dúvida, não clicar”, alerta Avelino.

4- Não repita senhas

É necessário dar uma atenção especial às senhas utilizadas para acesso ao e-mail, aplicativos e cartões de bancos e redes sociais. Além de não utilizar senhas consideradas fáceis, como números em sequência e data de nascimento, é recomendado não utilizar a mesma senha para logar em diversas contas.

“A melhor solução é ter senhas diferentes e trocá-las de tempos em tempos, e realizar a autenticação em duas etapas, porque, se a pessoa tem seus dados, ela não consegue se passar por você”, acrescenta o especialista.

5- Não forneça muitas informações nas redes sociais

Ao se cadastrar em uma rede social, existem diversos campos a serem preenchidos para montar o perfil, com informações sobre escolaridade, trabalho, família, interesses, entre outras. Contudo, é melhor evitar a exposição de tantas informações pessoais na internet.

“Colocar todos os seus dados costuma ser uma má ideia. Pense se vale a pena entregar de fato seus dados, sua lista de contatos, por causa de um login”, ressalta Simplício.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS