Imposto de Renda - IRPF
IRPF 2021: Receita Federal anuncia regras da declaração nesta quarta, 24
Contribuinte pode se adiantar e reunir documentos para acelerar o preenchimento e entrega da declaração.
A Receita Federal anunciará nesta quarta-feira, 24, às 15h, os prazos, regras e funcionalidades do Programa da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021. Ainda que o regulamento não esteja definido, o contribuinte pode adiantar as atividades e reunir documentos para acelerar o preenchimento e entrega da declaração.
O primeiro passo é adiantar toda documentação que declarem rendimentos tributáveis, independentemente de ter ou não havido retenção na fonte pagadora ao longo de 2020. Entre os documento de renda, estão os comprovantes de salários, de prestações de serviços, de aposentadorias e de previdência privada.
Os empregadores são obrigados a entregarem os documentos aos seus colabores até o final deste mês. O contribuinte também pode juntar os contracheques acumulados no ano passado para somar os rendimentos. Além disso, rendimentos recebidos de pessoas físicas, como aluguéis, pensões e outros podem ser incluídos.
Para declarar dependentes e garantir deduções, é necessário juntar informações sobre os rendimentos tributáveis dos demais membros da família. No caso de documentos que gerem outras deduções, como despesas médicas e educação, o contribuinte deve reunir recibos, notas fiscais e comprovantes de gastos nessas duas áreas.
Transações bancárias e aplicações financeiras com saldo a partir de R$ 140 devem ser informadas na declaração. Além disso, arrendadores de imóveis rurais, pessoas físicas que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior e quem comprou ou alienou bens imóveis, móveis e diretos pelo valor real do bem também devem apresentar os contribuintes.
O contribuinte também deve reunir comprovantes de pagamentos a profissionais liberais, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, entre outros.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes