Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

IRPF 2021: Receita Federal anuncia regras da declaração nesta quarta, 24

Contribuinte pode se adiantar e reunir documentos para acelerar o preenchimento e entrega da declaração. 

Publicado

em

Receita Federal - Imposto de Renda IRPF

A Receita Federal anunciará nesta quarta-feira, 24, às 15h, os prazos, regras e funcionalidades do Programa da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021. Ainda que o regulamento não esteja definido, o contribuinte pode adiantar as atividades e reunir documentos para acelerar o preenchimento e entrega da declaração.

O primeiro passo é adiantar toda documentação que declarem rendimentos tributáveis, independentemente de ter ou não havido retenção na fonte pagadora ao longo de 2020. Entre os documento de renda, estão os comprovantes de salários, de prestações de serviços, de aposentadorias e de previdência privada.

Os empregadores são obrigados a entregarem os documentos aos seus colabores até o final deste mês. O contribuinte também pode juntar os contracheques acumulados no ano passado para somar os rendimentos. Além disso, rendimentos recebidos de pessoas físicas, como aluguéis, pensões e outros podem ser incluídos.

Para declarar dependentes e garantir deduções, é necessário juntar informações sobre os rendimentos tributáveis dos demais membros da família. No caso de documentos que gerem outras deduções, como despesas médicas e educação, o contribuinte deve reunir recibos, notas fiscais e comprovantes de gastos nessas duas áreas.

Transações bancárias e aplicações financeiras com saldo a partir de R$ 140 devem ser informadas na declaração. Além disso, arrendadores de imóveis rurais, pessoas físicas que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior e quem comprou ou alienou bens imóveis, móveis e diretos pelo valor real do bem também devem apresentar os contribuintes.

O contribuinte também deve reunir comprovantes de pagamentos a profissionais liberais, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, entre outros.

Você pode gostar
Continue lendo
Publicidade
Comentários