Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

IRPF 2021: já está na hora de prestar contas para a Receita Federal?

Separação de documentos e recebido pode facilitar envio da declaração de IR, evitando com que se caia na malha fina da Receita Federal.

Publicado

em

Leilão da Receita Federal: smartphones e relógios estarão DISPONÍVEIS em dezembro

Ainda que o programa do Imposto de Renda (IR) não esteja disponível para baixar e não seja o período de declaração, se antecipar na organização dos documentos é importante. O planejamento tributário pessoal, com a união dos recibos e demais informações, pode auxiliar no preenchimento da declaração e assim evitar o erro quando tiver que estar em dia com o Leão da Receita Federal.

Geralmente, as declarações ficam retidas na malha fina por conta de pendências no envio da declaração. Isso porque alguns cidadãos deixam de declarar algum rendimento ou o fazem de forma distinta do que consta na fonte pagadora.

A falha é fácil de ser identificada pela Receita Federal, pois as instituições informam à Receita sobre os pagamentos efetuados. Isso é possível apenas com o cruzamentos das informações, que ocorre de modo automatizado pelo programa.

A segunda falha popular é declarar dependentes que não se encaixam na categoria ou dependentes que não existem. Todos esses precisam ter o CPF informado no ato da declaração do IR.

Outros erros comuns são declarar gastos médicos que não ocorreram ou não são passíveis de comprovação. Mesmo que não seja necessário anexar os comprovantes no ato de declarar, a Receita pode solicitar os documentos quando julgar algo errado. Além disso, existem os erros de digitação.

Por fim, há o erro ao lançar os planos de previdência, Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Programa Gerador de Benefício Livre (PGBL). Esses devem ser enviados de modo diferente e muitos confundem ao lançar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS