Economia
Negativados voltam a ficar com o nome limpo no SPC e Serasa depois de 5 anos?
Entenda o que realmente acontece quando o nome do consumidor fica inscrito por mais de cinco anos nas listas de órgãos de proteção ao crédito.
Embora existam instituições que liberam crédito para negativados, em muitos casos, ter o nome sujo junto aos birôs de crédito como SPC e Serasa, dificulta o acesso a empréstimos, financiamentos, cartões, entre outros serviços. Assim, muitos anseiam se livrar dessas restrições no CPF e recuperar o crédito no mercado.
Por outro lado, existe uma crença popular de que, depois de cinco anos negativado, a dívida prescreve e o nome do cidadão é retirado dessas listas. Desta forma, quando esses consumidores não desejam ou não tem condições de quitar a dívida, por exemplo, acabam simplesmente esperando este prazo chegar ao fim, sem se preocupar em regularizar sua situação.
Afinal, o nome do consumidor realmente volta a ficar limpo após cinco anos? A resposta é sim. Este é o prazo máximo que as empresas tem para cobrar uma dívida. Depois disso, não é possível solicitar a negativação do nome do devedor nos birôs de crédito, e as restrições já existentes são retiradas.
Contudo, mesmo com o nome limpo, a dívida continuará existindo, inclusive com incidência de juros. Assim, o banco ou empresa credora poderá continuar realizando a cobrança normalmente. O que acontece é que, sem a restrição, o consumidor poderá voltar a solicitar crédito em outras instituições, com maiores chances de aprovação.
Vale destacar que o credor também pode recorrer à Justiça para receber o pagamento, o que pode resultar na perda de bens móveis e imóveis, por exemplo, a fim de cobrir o valor devido.
Caso a restrição permaneça após o prazo de cinco anos, o consumidor poderá solicitar uma compensação monetária indenizatória. Isso porque, segundo a legislação, as restrições no CPF podem acarretar prejuízo ao devedor.
A melhor alternativa, portanto, é pagar a dívida. Verifique regularmente a situação do seu CPF e, caso haja alguma restrição, procure regularizá-la o quanto antes para evitar cobranças incômodas e outros problemas relacionados à negativação. Campanhas de renegociação de dívidas, como o Feirão Serasa Limpa Nome, por exemplo, são boas oportunidades para quitar os débitos com grandes descontos e se livrar das restrições.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Finanças13 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe