Economia
Ibovespa cai 1,07% e fecha nos 114.978 mil pontos
A nova crise na Turquia detonou uma onda de aversão ao risco
Em meio a preocupações com agravamento da pandemia e com possíveis consequências para os mercados emergentes da crise na Turquia, o Ibovespa caiu 1,07% e fechou a segunda-feira (22) nos 114.978 pontos. Já o dólar tem alta de 0,64% e encerra cotado a R$ 5,517.
A nova crise na Turquia detonou uma onda de aversão ao risco que atingiu em cheio os mercados emergentes.
Profissionais das mesas de operação afirmam que a bolsa brasileira cai em meio à aversão ao risco que toma conta das principais economias emergentes, depois de o presidente da Turquia, Recep Erdogan, demitir o presidente do BC turco, na esteira de um forte aperto monetário promovido na semana passada.
Segundo a Ativa Investimentos, essa situação reforça a instabilidade que toma conta de todos os ativos emergentes.
“Essa tensão externa somada ao problema da pandemia no Brasil traz um peso negativo que vai influenciando os preços por aqui”, emenda a equipe de mercado da Ativa.
Ibovespa
A pressão lá de força pesou, principalmente, em ações que são mais expostas ao exterior ou que tenham acumulados ganhos recentes, em um movimento de correção.
Vale ON cedeu 1,66% com pressão adicional de nova queda do minério de ferro. Entre as siderúrgicas, CSN ON caiu 1,71%, Gerdau PN teve baixa de 3,04% e Usiminas PNA caiu 3,09%. Já Petrobras ON perdeu 1,87% e Petrobras PN recuou 2,00%.
Segundo um operador sênior de renda variável de uma corretora local, as instituições financeiras cujos perfis dos clientes são estrangeiros predominam na ponta vendedora nos negócios na bolsa hoje, indicando um dia de saída de capital externo.
“Mas não é nada que amanhã não possa mudar”, pondera, descartando um risco de contaminação maior ou fuga exacerbada de ativos emergentes por causa do episódio turco.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos22 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças10 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples