Finanças
Cartão de crédito: Pagar o valor mínimo da fatura vale a pena?
Pagamento mínimo é uma opção disponível para usuários de cartão de crédito, mas será que vale a pena estender a dívida?
Quem é usuário assíduo de cartão de crédito sabe que existe uma opção muito tentadora na hora de quitar a fatura: o pagamento mínimo. A função possibilita que o cliente divida o valor total da dívida em parcelas menores, pagando somente o valor mínimo da fatura e deixando o restante para depois.
Mas será que vale a pena utilizar essa funcionalidade? A resposta na maioria das vezes é não, embora em alguns casos possa ser uma boa saída para evitar juros maiores contraídos em outras modalidades de crédito. Ou seja, ele só é vantajoso para quem precisa do dinheiro para pagar um empréstimo ou financiamento com juros mais altos.
Chamado de crédito rotativo, o pagamento do mínimo da fatura oferece mais tempo para que o cliente quite o valor total da fatura, mas cobra juros elevados por isso. O procedimento pode parecer uma solução fácil, mas é só uma maneira de adiar o problema.
Caso o consumidor não possa quitar a fatura de uma só vez, a dica é pagar o máximo que puder, deixando o menor valor possível para ser parcelado. Quanto menos parcelas forem geradas, menores as taxas de juros que ele terá de pagar.
Vantagens X Desvantagens
Apesar de todos os pontos negativos citados, o pagamento mínimo não gera necessariamente uma pontuação ruim no histórico de crédito do cliente, embora ele possa perder alguns pontos por isso. Ele também demonstra à instituição que o cliente tem a pretensão de arcar com o que deve, mesmo que precise parcelar.
Sem um planejamento correto para quitar o valor total, a dívida pode se tornar uma grande bola de neve. Por isso, antes de optar pelo rotativo, tenha certeza de que essa é a última opção. Caso realmente seja, planeje os próximos gatos com cuidado para não ficar com o nome sujo.
Leia mais: Vale a pena parcelar o Imposto de Renda?
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos