Perfis
Conheça Luiza Trajano, a presidente da grande rede Magazine Luiza!
Nesse artigo vamos falar sobre a história da Luiza Trajano, a presidente da grande rede Magazine Luiza.
Você provavelmente já comprou algo na Magazine Luiza e com certeza conhece alguém que já o fez. Pois o alcance dessa grande empresa está tomando proporções surpreendentes! Mas você sabe quem está à frente desta rede que conquistou todo o Brasil? Você sabe quem tem a tremenda responsabilidade de liderar uma das maiores redes de varejo nacional? A resposta para ambas as perguntas é: Luiza Trajano, e esta é a principal empresária e também a cara da “Magalu”! Luiza Trajano destaca-se no mundo empresarial de maioria masculina, possui uma história brilhante e é guia de funcionários por todo o Brasil.
E, com tanta responsabilidade nas mãos de Luiza, qualquer um fica curioso para saber como ela chegou até onde está. Você também?
Então confira agora a trajetória de vida pessoal e carreira profissional da maior acionista da rede Magalu!
Luiza Trajano: a história de uma das mulheres mais ricas do país
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues nasceu em Franca, em São Paulo, onde também passou a sua infância. Ela nasceu em 9 de outubro de 1948 e desde pequena Luiza já demonstrava interesse pelo trabalho no varejo.
Isso ficou claro aos 12 anos de idade da menina. Naquela idade, Trajano teve a iniciativa de ajudar na loja de seus tios para conseguir presentear os entes queridos no natal.
Esse aspecto já demonstrava a determinação presente na garota. O que fez com que seus tios, Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, também a notassem.
Eles eram donos de uma loja de presentes que recebeu o nome de Magazine Luiza após a escolha do público. Apesar de o nome da loja ser atribuído a Helena, na realidade, o domínio faz referência à sua tia.
Entretanto, esta nobre coincidência não tardou a aproximar Luiza Helena da empresa, pois após sua formação, ela subiu na empresa. Luiza se formou em direito e administração de empresas na Faculdade de Direito de Franca, em 1972.
Portanto, se inicialmente ela atuou como balconista, após a graduação ela conseguiu cargos administrativos em diversos setores da loja. Entre eles, as funções de vendedora, superintendente e gerente. Esses cargos garantiram a ela expertise não apenas sobre as rotinas de trabalho, mas também conhecimento sobre a empresa.
Por isso, depois de contribuir por anos com a empresa, em 1991, sua tia a convocou para liderar a loja. E, ao assumir essa responsabilidade, Luiza Helena expressou também um pouco mais de si na Magazine Luiza. Portanto, ali começava a verdadeira Magalu com as características da Luiza Helena.
História da atuação de Luiza Trajano na linha de frente da Magazine Luiza
Luiza trouxe mais inovação, investiu na comunicação do negócio e abriu lojas virtuais em 1992. Nestas lojas online, o cliente podia comprar produtos que não estavam presentes na loja, aumentando a possibilidade de venda.
Assim, a Magazine, que foi uma das primeiras redes a implementar sistemas de computação nas lojas, continuava a se reinventar.
Além disso, Luiza Helena Trajano deixou a sua marca registrada a partir da boa relação com seus funcionários e clientes. Essa característica decerto foi um diferencial para o crescimento da empresa a partir da confiança dos envolvidos.
Afinal, em um mundo que tende a ser automatizado, o atendimento humanizado é raro. Por isso, programas de bonificação e incentivos a reuniões de equipes tornaram-se comuns sob a sua liderança.
Liquidação Fantástica
Ademais, a empresa lançou o que foi chamado de Liquidação Fantástica. Esse processo incentivava a compra no mês de janeiro por meio de descontos oferecidos pela rede. Na época de Liquidação Fantástica, as lojas abriam e recebiam clientes desde às 5h da manhã.
E, além disso, em 2000 a Magazine lançou seu site de comércio eletrônico, o que facilitou ainda mais as vendas. Todas essas medidas fizeram com que a rede ganhasse sucesso e logo se expandisse para estados como Paraná e Mato Grosso do Sul.
Em 2005, Trajano lançou o Luizaseg, um serviço de seguros da empresa. Com isso, a Magazine Luiza tornou-se a primeira empresa de varejo a ter um sistema de seguros.
Após tantos êxitos, foi em 2008 quando o verdadeiro sucesso de Luiza Trajano aconteceu. Afinal, foi nesse ano que a Magazine Luiza inaugurou 46 lojas em um mesmo dia no estado de São Paulo. Depois disso, não demorou até que a rede chegasse até a região nordeste. Neste mesmo ano, Luiza assumiu a presidência da empresa.
Desse modo, ela foi a responsável por fazer a oferta pública inicial da empresa, em 2011, e também por adquirir diversas empresas. Entre elas, o Baú da Felicidade, a Netshoes e a Estante Virtual.
História de Luiza Trajano com sua família
Filha de Jacira Trajano Inácio e Clarismundo Inácio, Luiza teve três filhos com seu marido, o empresário Erasmo Fernandes Rodrigues. Ela conheceu Erasmo na universidade e deste casamento resultaram Ana Luiza, Frederico e Luciana.
Após anos juntos, o esposo de Luiza faleceu após um infarto. Este foi um momento muito complicado para Luiza que precisou conciliar o trabalho com esta grande perda pessoal.
Apesar disso, Luiza viu seus filhos crescerem e se engajarem muito bem profissionalmente. Inclusive, seu primogênito Frederico, atualmente é o CEO da Magazine Luiza, onde conduz um trabalho também repleto de personalidade.
Além dos filhos, Luiza também tem 4 netos. Desse modo, ela aproveita os momentos de lazer com a família, festas e passeios de jet ski quando pode.
Qual o legado de Luiza Trajano?
Após as conquistas, Luiza tornou-se detentora de uma grande fortuna bilionária, sendo considerada a primeira brasileira a realizar tal feito.
Luiza é responsável pelo estreitamento dos laços com os clientes, pela transparência na empresa, mas também pela inclusão digital. Por essas razões que ascenderam as redes Magazine Luiza em inovação, ela é uma das grandes inspirações do empreendimento atual.
Além da atuação com a empresa que comandava, Luiza se engajou no Grupo Mulheres do Brasil junto com outras 50 personalidades. Juntas, essas mulheres têm o objetivo de melhorar o país por meio de ações sociais, econômicas, bem como educacionais.
Além disso, ela e seu filho Frederico foram fundamentais para a inclusão social por meio da rede. Na própria empresa, por exemplo, eles fizeram um programa de trainees destinados a negros visando combater o racismo estrutural.
Esses valores são o legado de Luiza, que passou para Frederico, e que eles não têm a intenção de perder mesmo com o crescimento da empresa. E, na realidade, talvez esta seja realmente a essência, bem como o segredo para tanto sucesso: a permanência dos valores.
Dessa maneira, a empresa enquadra-se entre uma das melhores instituições para se trabalhar no Brasil. Esta é uma posição e tanto, não é mesmo?
Prêmios de Luiza Trajano
Após tantos anos no comando da empresa e além disso, com um legado inspirador, Luiza Trajano coleciona diversos prêmios. Entre eles, estão os seguintes:
- Prêmio Os Bem-Sucedidos 2000, pela Bovespa, em 2000;
- Empreendedor do Ano, concedido pela Ernst & Young na categoria comércio, em 2002;
- Prêmio de empresa mais admirada do setor de eletroeletrônicos segundo pesquisa da Revista Carta Capital, em 2003;
- Administrador Emérito 2003, através do Conselho Regional de Administração (CRA), em 2004;
- Prêmio As mulheres mais influentes do Brasil, pelo jornal Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil, em 2004.
- Empreendedora do Ano, pela revista Isto É, em 2004.
- E, apesar de não ser prêmio, em 2016, Luiza Trajano teve uma grande oportunidade. Ela foi convidada para carregar a tocha olímpica nos Jogos Olímpicos do mesmo ano, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Como está Luiza Trajano no presente?
Atualmente, com muitos prêmios e uma brilhante carreira como empresária, Luiza é um dos maiores nomes do negócio brasileiro. Desse modo, ela é um exemplo de empreendedorismo e que, frequentemente, recebe convites para palestrar e contar sobre sua trajetória.
Além disso, por ser uma das pioneiras mulheres no ramo de varejo, ela é ídola para muitas jovens empreendedoras. E, sem contar a sua carreira profissional, ela segue engajando-se em grupos sociais.
Pois, além do Grupo Mulheres do Brasil, mais recentemente ela iniciou o movimento “Unidos pela Vacina” devido à pandemia. Esta iniciativa tem como objetivo reunir empresas para acelerar a imunização dos brasileiros.
Aos 69 anos, ela tem uma fortuna estimada em 4,9 bilhões de dólares americanos! Além disso, as ações da Magazine Luiza constantemente estão entre as melhores. Isso indica uma ótima constância da empresa que entende que ainda há muito a inovar.
Frases de Luiza
Luiza é admirada por muitas pessoas por conta da sua carreira profissional e pela forma como trata seus funcionários e clientes. Mais do que isso, Trajano é reconhecida por entender e utilizar do poder transformador da própria empresa para o bem.
Por ser uma grande influenciadora, suas falas servem de conselhos tanto para novos empreendedores quanto para grandes líderes. Confira abaixo algumas frases da empresária:
“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.”
“Hoje é natural que empresas de sucesso tenham transparência.”
“Na Magazine Luiza nós colocamos as pessoas em 1º lugar e cultivamos a cultura do ganha-ganha.”
“A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas.”
“Acredite no seu negócio. Se você não acreditar, quem vai acreditar?”
No Capitalist você encontra esses, bem como outros perfis de mega investidores nacionais e internacionais que construíram suas carreiras. E além disso, que possuem histórias inspiradoras e de sucesso. Então, se gostou deste artigo e deseja acompanhar mais exemplos como o de Luiza Trajano, leia os perfis especiais que o Capitalist preparou para você.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes