Conecte-se conosco

Economia

Entenda o que são as contas inativas do FGTS

Na prática, fundo foi criado para ajudar o trabalhador demitido sem justa causa a se manter financeiramente até o próximo emprego.

Publicado

em

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado ao trabalhador com carteira assinada que atua sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os recursos acumulados ao longo dos anos, mediante o depósito pelo empregador de 8% do salário pago ao funcionário, só podem ser sacados quando cumpridas algumas das condições exigidas em lei, como compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave.

Leia mais: Consulte o saldo do FGTS usando o Celular, saiba como

Enquanto o dinheiro não é resgatado, ele fica depositado em um fundo comandado pela Caixa Econômica Federal, com rendimento abaixo da caderneta de poupança. Na prática, ele foi criado para ajudar o trabalhador demitido sem justa causa a se manter financeiramente até o próximo emprego.

A cada contrato de trabalho, o cidadão abre uma nova conta vinculada ao FGTS. Neste caso, uma mesma pessoa pode ter mais de uma conta, incluindo a do emprego atual e a de anteriores.

Sendo assim, uma conta inativa do FGTS nada mais é do que a conta que deixa de receber os depósitos da empresa em razão da extinção ou rescisão do contrato de trabalho. Ao contrário da conta ativa, que é aquela vinculada ao contrato de trabalho atual.

Contudo, o beneficiário só poderá sacar o dinheiro nela depositado assim que atender as condições de retirada ou caso o governo autorize o saque emergencial/imediato. Para saber o saldo de uma conta inativa, o trabalhador pode acessar o site da Caixa ou consultar o aplicativo FGTS.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS