Agronegócio
Comissão aprova simplificação de normas sanitárias e microcrédito para pequenos produtores
Relator defende que projeto possibilita o estímulo à inovação no campo
A proposta, que foi presentada pelo deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), recebeu parecer pela aprovação do relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP).
O Projeto de Lei 3440/19, que institui normas de referência na aplicação e na fiscalização de procedimentos sanitários dos pequenos produtores rurais, foi aprovado. Na proposta, os pequenos produtores agropecuários terão direito de receber orientações da vigilância sanitária sobre os processos produtivos, que englobam o abate, colheita, manuseio, entre outros. Os produtores serão fiscalizados sobre os serviços.
O projeto também possibilita o estímulo à inovação, por meio de acesso a microcrédito. Para isso, os estados subdividirão seu território em regiões, segundo as potencialidades, características e métodos de produção agropecuária. Cada sub-região estará habilitada a organizar os pequenos produtores, nos municípios, em Organizações de Controle Social (OCS). Os Estados terão que disponibilizar manuais de procedimento para regularização e fiscalização, além de instituir unidades de fomento para oferecer crédito diferenciado aos envolvidos.
Segundo o relator, a proposta facilita que os pequenos produtores atendam às demandas legais exigidas na produção. “Assim, haveria a disseminação de conhecimento de técnicas produtivas, além da possiblidade de acesso a melhores condições de vendas”, afirma Bertaiolli.
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia20 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia21 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp