Economia
Inflação média de 2% e aumento do foco no emprego é a meta do Fed
Jerome Powell, chair do Fed, apresentou nesta quinta-feira uma nova estratégia de política monetária.
O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, apresenta em discurso feito nesta quinta-feira uma nova estratégia agressiva para levar os EUA de volta ao pleno emprego e elevar a inflação a 2%, o que considera níveis mais saudáveis.
A nova abordagem foi apresentada como metas de longo prazo e estratégia de política monetária do Fed, e provadas por todos os 17 membros do banco. O objetivo é alcançar inflação de 2% em média ao longo do tempo, compensando os períodos abaixo de 2% com inflação mais alta “por algum tempo”, visando garantir que o emprego não fique abaixo de seu nível máximo.
“Nosso comunicado revisado reflete nosso reconhecimento dos benefícios de um mercado de trabalho forte, particularmente para muitas comunidades de baixa e moderada rendas, e que um mercado de trabalho robusto pode ser sustentado sem causar um aumento indesejado na inflação”, disse Powell.
Poucos meses da eleição presidencial e com a economia norte-americana segue em profunda crise, os novos planos são um reconhecimento das mudanças fundamentais na economia que começaram bem antes da crise da Covid-19, mas também representam um mapa de como o Fed pretende conduzir a política monetária em um mundo onde o crescimento fraco, a inflação baixa e a taxa de juros baixa parecem ter vindo para ficar.
A transformação do Fed na forma como administra a política monetária pode resultar na manutenção de taxas mais baixas por mais tempo do que o esperado anteriormente, embora o banco não tenha feito promessas específicas nessa área, em um cenário de altíssimo índice de desemprego e eleição presidencial à vista.
O discurso foi realizado virtualmente como parte da programação simpósio anual do Fed, normalmente realizado no resort de Jackson Hole, no Wyoming.
A próxima reunião das autoridades do Fed está marcada para o dia 4 de novembro.
Por meio de audiências públicas e pesquisas para explorar como a política monetária deveria ser adaptada a um ambiente de taxa de juros baixa realizadas há quase dois anos, o Fed deu início à uma revisão de sua estrutura. No discurso, o banco acenou com a possibilidade de revisar sua política monetária a cada cinco anos.
Powell apontou o porquê do desemprego baixo ser positivo pela economia, em especial para grupos menos favorecidos como os negros. “É difícil superestimar os benefícios de sustentar um mercado de trabalho forte, uma meta nacional importante que exigirá uma série de políticas econômicas além de uma política monetária de apoio.”

-
Tecnologia20 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia23 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo21 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial
-
Investimentos2 dias atrás
Estudo revela cor de tinta que pode aumentar o valor da sua casa
-
MEI1 dia atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
Pingback: Atividades das empresas nos EUA crescem moderadamente, aponta pesquisa do Fed - Capitalist