Conecte-se conosco

Economia

YouTube teve impacto de R$ 3,4 bi no PIB brasileiro e gerou 122 mil empregos em 2020

Levantamento divulgado pela revista Exame revela que plataforma de vídeos gerou cerca de 122 mil empregos no ano passado.

Publicado

em

O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, gerou impacto positivo de R$ 3,4 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Oxford Economics e divulgada pela revista Exame.

Veja também: Importação de carros usados é discutida entre governo e entidades privadas

No mesmo período, a plataforma foi responsável pela geração de cerca de 122 mil empregos.

No ano passado, o número de canais com faturamento acima de R$ 10 mil com publicidade aumentou em 70%. Já os canais com mais de um milhão de inscritos no Brasil ultrapassaram os 200 mil, crescimento de 30%.

O estudo também mostra que 87% das empresas que tem um canal acreditam que o YouTube as ajuda na compreensão do público, enquanto 85% dizem ter conseguido elevar sua base de usuários. Outras 92% afirmam ser encontradas com mais facilidade.

Para Eliseu Pereira, dono do canal “Oficina Caipira”, a plataforma não apenas gera entretenimento, mas também o sustento de muitas famílias. O canal criado em Divisópolis, na fronteira entre Minas Gerais e Bahia, tem 800 mil assinantes e dois funcionários contratados.

“Todo o sustento da minha casa, minha família, vem do canal. Antes eu não podia ajudar um parente, meus pais, quando precisavam de um medicamento ou um exame. Hoje eu posso”, contou.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS