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Economia

YouTube teve impacto de R$ 3,4 bi no PIB brasileiro e gerou 122 mil empregos em 2020

Levantamento divulgado pela revista Exame revela que plataforma de vídeos gerou cerca de 122 mil empregos no ano passado.

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O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, gerou impacto positivo de R$ 3,4 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Oxford Economics e divulgada pela revista Exame.

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No mesmo período, a plataforma foi responsável pela geração de cerca de 122 mil empregos.

No ano passado, o número de canais com faturamento acima de R$ 10 mil com publicidade aumentou em 70%. Já os canais com mais de um milhão de inscritos no Brasil ultrapassaram os 200 mil, crescimento de 30%.

O estudo também mostra que 87% das empresas que tem um canal acreditam que o YouTube as ajuda na compreensão do público, enquanto 85% dizem ter conseguido elevar sua base de usuários. Outras 92% afirmam ser encontradas com mais facilidade.

Para Eliseu Pereira, dono do canal “Oficina Caipira”, a plataforma não apenas gera entretenimento, mas também o sustento de muitas famílias. O canal criado em Divisópolis, na fronteira entre Minas Gerais e Bahia, tem 800 mil assinantes e dois funcionários contratados.

“Todo o sustento da minha casa, minha família, vem do canal. Antes eu não podia ajudar um parente, meus pais, quando precisavam de um medicamento ou um exame. Hoje eu posso”, contou.

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