Conecte-se conosco

Criptomoedas

Alta do mercado eleva preço de criptomoedas, que superam desempenho do bitcoin

Anúncio do FED sobre encerramento de parte de seu programa de estímulos financeiros impulsiona cotações de moedas digitais.

Publicado

em

Na última quinta-feira, 23, as criptomoedas voltaram a subir, na esteira de outros mercados globais. Na véspera, o banco central dos Estados Unidos anunciou políticas monetárias mais rigorosas para o país, sinalizando o fim de parte do seu programa de estímulo financeiro.

Leia mais: China torna ilegais todas as transações com criptomoedas no país

O bitcoin e o ether chegaram a ser negociados em alta de 1%, enquanto ADA, SOL e LUNA dispararam entre 6 e 25%. O AVAX, o token nativo da blockchain Avalanche, saltou 24% e era vendido a 79,58, segundo dados da Messari.

O desempenho das altcoins superou o do bitcoin, mas os ativos também tiverem quedas mais expressivas durante o aumento do volume de vendas do início desta semana. A volatilidade acentuada nos preços mantém o bitcoin no posto de porto seguro do mercado, em especial por conta de sua posição consolidada e maior capitalização.

“A alta volatilidade presente em moedas menos conhecidas faz com que elas se tornem, de certa forma, um investimento mais arriscado, portanto, elas tendem a cair ou subir mais do que o bitcoin, dependendo do movimento do mercado”, explica Mati Greenspan, CEO da Quantum Economics.

Anúncio do FED

Na última quarta-feira, o FED dos EUA anunciou que pretende encerrar parte do programa de estímulo financeiro criado durante a pandemia. Jerome Powell, presidente da instituição, antecipou que o programa de flexibilização quantitativa (QE) deverá ser implementado até meados de 2022.

Para Matthew Lam, analista de pesquisa na Aspen Digital, o ambiente de juros baixos e QE no país aumenta o apelo do bitcoin como proteção contra a inflação.

“Nós acreditamos que o bitcoin continua a ganhar apelo institucional como um ativo de proteção e o fim da QE no próximo ano provavelmente não será um fator importante para elevar os preços do bitcoin”, avalia Lam.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS