Criptomoedas
Alta do mercado eleva preço de criptomoedas, que superam desempenho do bitcoin
Anúncio do FED sobre encerramento de parte de seu programa de estímulos financeiros impulsiona cotações de moedas digitais.
Na última quinta-feira, 23, as criptomoedas voltaram a subir, na esteira de outros mercados globais. Na véspera, o banco central dos Estados Unidos anunciou políticas monetárias mais rigorosas para o país, sinalizando o fim de parte do seu programa de estímulo financeiro.
Leia mais: China torna ilegais todas as transações com criptomoedas no país
O bitcoin e o ether chegaram a ser negociados em alta de 1%, enquanto ADA, SOL e LUNA dispararam entre 6 e 25%. O AVAX, o token nativo da blockchain Avalanche, saltou 24% e era vendido a 79,58, segundo dados da Messari.
O desempenho das altcoins superou o do bitcoin, mas os ativos também tiverem quedas mais expressivas durante o aumento do volume de vendas do início desta semana. A volatilidade acentuada nos preços mantém o bitcoin no posto de porto seguro do mercado, em especial por conta de sua posição consolidada e maior capitalização.
“A alta volatilidade presente em moedas menos conhecidas faz com que elas se tornem, de certa forma, um investimento mais arriscado, portanto, elas tendem a cair ou subir mais do que o bitcoin, dependendo do movimento do mercado”, explica Mati Greenspan, CEO da Quantum Economics.
Anúncio do FED
Na última quarta-feira, o FED dos EUA anunciou que pretende encerrar parte do programa de estímulo financeiro criado durante a pandemia. Jerome Powell, presidente da instituição, antecipou que o programa de flexibilização quantitativa (QE) deverá ser implementado até meados de 2022.
Para Matthew Lam, analista de pesquisa na Aspen Digital, o ambiente de juros baixos e QE no país aumenta o apelo do bitcoin como proteção contra a inflação.
“Nós acreditamos que o bitcoin continua a ganhar apelo institucional como um ativo de proteção e o fim da QE no próximo ano provavelmente não será um fator importante para elevar os preços do bitcoin”, avalia Lam.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas23 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto