Conecte-se conosco

Economia

Como se planejar para conseguir a melhor aposentadoria do INSS possível?

Segurado precisa avaliar alguns pontos importantes antes de dar entrada na aposentadoria do INSS. Veja quais.

Publicado

em

Em vigor desde 2019, a reforma da Previdência alterou as regras da aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para milhões de brasileiros. Essas mudanças podem prejudicar o valor do benefício de segurados que não se planejam com antecedência.

Leia mais: Santander anuncia cartões American Express para público de alta renda

Algumas atitudes podem elevar significativamente o valor dos pagamentos mensais. Confira quatro dicas importantes para conseguir uma aposentadoria melhor.

1 – Contribuição maior

Atualmente, o cálculo da aposentadoria considera a média de todos os salários do trabalhador, e não mais apenas os maiores. Para quem quer receber mais no futuro, é preciso aumentar o valor da contribuição mensal.

2 – Organização e regularização

Além de saber exatamente quais documentos são exigidos para solicitar seu tipo de aposentadoria, o segurado precisa regularizar suas contribuições antes de dar entrada no pedido. Isso evita que o benefício seja negado pelo INSS e demore ainda mais tempo para ser concedido.

3 – Atenção às regras

As mudanças instituídas pela reforma da Previdência devem ser conhecidas à risca pelos trabalhadores. Se necessário, procure um profissional da área previdenciária para tirar suas dúvidas e planejar o valor que quer receber após se aposentar.

4 – Documentos em mãos

Não deixe de conferir se todos os documentos necessários estão prontos para ser entregues ao INSS. Em especial, reúna as Carteiras de Trabalho, as Guias de Previdência Social (GPS) e seus respectivos Cnis com todos os trabalhos devidamente registrados.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS