Bancos
Presidente do Bundesbank pede demissão após dez anos no cargo
O executivo alegou razões pessoais para se afastar do banco alemão; a notícia deve influenciar os mercados neste dia
O presidente do Bundesbank pediu demissão nesta quarta-feira (20) após dez anos no cargo. Jens Weidmann alegou “razões pessoais” e sua saída terá efeito a partir de 31 de dezembro.
O movimento ajuda a desanimar ainda mais as bolsas europeias neste dia, visto que os mercados começaram a quarta sem tendência definida e operando no campo misto. Principalmente porque a Alemanha é, atualmente, a economia mais forte da zona do euro.
Weidmann se dirigiu ao presidente alemão Frank-Walter Steinmeier a quem solicitou a saída do cargo que ocupa desde maio de 2011.
Em carta aos funcionários do banco, ele elencou o seguinte: “estou convencido de que mais de dez anos é uma boa medida de tempo para abrir outro capítulo para o Bundesbank, mas também para mim pessoalmente”.
Bundesbank
Para o executivo, “o ambiente em que operamos mudou muito e as tarefas do Bundesbank cresceram. A crise financeira, a crise da dívida soberana e finalmente a da pandemia levaram a decisões políticas e monetárias que terão um efeito duradouro”.
Também destacou que nos últimos dez anos considerou importante que “a voz clara orientada para a estabilização do Bundesbank continuasse a ser claramente audível”.
Ele agradeceu aos membros do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), sob a liderança de Christine Lagarde, pelo “ambiente aberto e construtivo nas discussões por vezes difíceis dos últimos anos”.
Além disso, sublinhou o papel estabilizador da política monetária durante a pandemia, bem como a modificação bem-sucedida da estratégia do BCE.
E, por fim, disse acreditar que para o futuro será decisivo para o BCE “não só olhar unilateralmente para os riscos de deflação, mas também não perder de vista os perigos da inflação”.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade