Conecte-se conosco

Bancos

Presidente do Bundesbank pede demissão após dez anos no cargo

O executivo alegou razões pessoais para se afastar do banco alemão; a notícia deve influenciar os mercados neste dia

Publicado

em

O presidente do Bundesbank pediu demissão nesta quarta-feira (20) após dez anos no cargo. Jens Weidmann alegou “razões pessoais” e sua saída terá efeito a partir de 31 de dezembro.

O movimento ajuda a desanimar ainda mais as bolsas europeias neste dia, visto que os mercados começaram a quarta sem tendência definida e operando no campo misto. Principalmente porque a Alemanha é, atualmente, a economia mais forte da zona do euro.

Weidmann se dirigiu ao presidente alemão Frank-Walter Steinmeier a quem solicitou a saída do cargo que ocupa desde maio de 2011.

Em carta aos funcionários do banco, ele elencou o seguinte: “estou convencido de que mais de dez anos é uma boa medida de tempo para abrir outro capítulo para o Bundesbank, mas também para mim pessoalmente”.

Presidente do Bundesbank pede demissão após dez anos no cargo

Bundesbank

Para o executivo, “o ambiente em que operamos mudou muito e as tarefas do Bundesbank cresceram. A crise financeira, a crise da dívida soberana e finalmente a da pandemia levaram a decisões políticas e monetárias que terão um efeito duradouro”.

Também destacou que nos últimos dez anos considerou importante que “a voz clara orientada para a estabilização do Bundesbank continuasse a ser claramente audível”.

Ele agradeceu aos membros do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), sob a liderança de Christine Lagarde, pelo “ambiente aberto e construtivo nas discussões por vezes difíceis dos últimos anos”.

Além disso, sublinhou o papel estabilizador da política monetária durante a pandemia, bem como a modificação bem-sucedida da estratégia do BCE.

E, por fim, disse acreditar que para o futuro será decisivo para o BCE “não só olhar unilateralmente para os riscos de deflação, mas também não perder de vista os perigos da inflação”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS