Conecte-se conosco

Economia

Novo auxílio gás: Como se inscrever para receber o benefício?

Projeto de lei que cria o auxílio gás para pessoas de baixa renda é aprovado no Senado e avança para a Câmara.

Publicado

em

Auxíio Gas

O gás de cozinha é um dos itens que mais tem pesado no bolso nos últimos meses. Pensando na parcela da população que não pode custear o produto, um projeto de lei prevê a criação do programa Gás para os Brasileiros, com liberação de valores para que famílias de baixa renda possam comprar um botijão de 13kg.

Leia mais: Novo saque do FGTS será liberado daqui a 6 dias

O aumento expressivo nos preços dos combustíveis levou muitas famílias em situação de vulnerabilidade a optarem por meios como carvão e lenha para cozinhar. O objetivo da proposta é evitar esse tipo de troca, que é prejudicial à saúde.

O texto tem como relator o senador Marcelo Castro (MDB-PI) e como autor o senador Eduardo Braga (MDB-AM). De acordo com o documento, terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Gás para os Brasileiros

Para receber, a família precisa ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 550). O auxílio gás também tem como foco os segurados do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS).

O programa deve pagar o equivalente a entre 40% e 50% do preço do botijão de gás de 13kg a cada dois meses. O subsídio será definido de acordo com a situação da população que vive naquela região do país.

O próximo passo para a liberação do auxílio gás é sua aprovação na Câmara dos Deputados. Em seguida, os pagamentos passam a depender apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS