Economia
Alimentos e transporte público devem ficar mais caros com alta nos preços dos combustíveis
Novo reajuste nos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras vai encarecer outros produtos e serviços.
A Petrobras anunciou mais um reajuste nos preços da gasolina e do diesel vendidos em suas refinarias a partir desta terça-feira, 26. Esse novo aumento deve impactar ainda mais o bolso dos brasileiros, mas não apenas o de quem precisa abastecer seu veículo.
Com o litro da gasolina 7% mais caro e o do diesel subindo 9%, o frete dos alimentos ganha um nova alta, assim como a inflação. No Boletim Focus divulgado ontem, o mercado elevou suas expectativas de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 8,69% para 8,96% no acumulado deste ano.
“O impacto é inevitável, os combustíveis já subiram cerca de 70% em 2021. Não há quem consiga suportar isso no orçamento sendo trabalhador, que luta para manter o emprego e, quando tem reajuste salarial, recebe a inflação acumulada em 12 meses, que está em 10%”, disse o economista Gilberto Braga.
Ele explicou que a cadeia logística do país é baseada no transporte rodoviário. “O aumento dos combustível impacta diretamente o frete e, consequentemente, o preço de todos os produtos da economia. Ou seja, gera mais inflação para esse consumidor”, completou.
Transporte público
Os efeitos também podem ser observados nos preços do transporte público, como ônibus, movidos a óleo diesel em sua grande maioria. “O transporte público também sofre com os aumentos dos combustíveis, uma vez que o aumento do óleo diesel acabará sendo repassado no preço da passagem. Mais uma vez, quem vai arcar com o ônus é o trabalhador que usa esse modal”, explicou o especialista.
Em nota, Rio Ônibus falou sobre esse impacto direto, afirmando que “o setor vive nos últimos meses uma realidade de preços altíssimos também para compra de peças e acessórios, o que prejudica ainda mais a qualidade do serviço prestado à população”.
Nesse meio tempo, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicaram que o governo estuda a privatização da Petrobras como possível resolução para o problema da alta nos preços dos combustíveis.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos9 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF5 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos18 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp