Conecte-se conosco

Economia

Entenda como fica a aposentadoria do INSS para quem tem 50 anos

Geração dos 50 pode ser a última a ter uma chance de se aposentar usando um cálculo de benefício mais vantajoso.

Publicado

em

Quem tem 50 anos completos poderá ser um dos últimos a evitar os efeitos negativos da reforma da Previdência. De acordo com o advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência “a geração dos 50+ têm grande chance, talvez a última, de escolher a melhor aposentadoria”.

Leia mais: Auxílio Brasil: Quem recebe auxílio emergencial tem direito?

Bocchi Junior realizou uma estudo sobre a aposentadoria para várias gerações, considerando sua proximidade de solicitar o benefício. Para facilitar o cálculo, o especialista criou uma calculadora totalmente gratuita em seu site.

Como fica para quem tem 50+?

Os nascidos antes de 1970 ainda podem se planejar para decidir o melhor momento de se aposentar. Esse grupo é composto por mulheres com média de contribuição de 25 anos e homens com 33 anos de recolhimento. Nesses casos, os segurados não se enquadram para aposentadorias que têm idade mínima como requisito.

A boa notícia é que podem solicitar benefícios usando regras de cálculo mais vantajosas. Por isso, é importante não se desesperar e acabar dando entrada no pedido sem conhecer exatamente as regras.

Cuidados para tomar a decisão

O impulso de solicitar a aposentadoria pode gerar perdas de até 30% no valor do benefício. Mesmo que o segurado já tenha direito a se aposentar, é imprescindível considerar outras modalidades que também estão próximas, como por idade, por pontos ou pelas regras de transição.

Mais do que se aposentar mais cedo, o trabalhador precisa de planejamento previdenciário com foco em receber um valor maior quando tem direito a ela.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS