Conecte-se conosco

Economia

Aposentadoria do INSS: Como incluir vínculos anteriores a 1982 no cálculo

Valor do benefício pode ficar mais vantajoso com a inclusão de outros vínculos de trabalho que aumentam o tempo de contribuição.

Publicado

em

O Ministério do Trabalho tem uma base de dados onde são registradas as informações sobre vínculos de emprego. Entretanto, no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) não constam dados anteriores a 1982, o que pode modificar o valor da aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Leia mais: Novo auxílio gás: Como se inscrever para receber o benefício?

Para trabalhos anteriores a 1975, antes da criação do Rais (Registro Anual de Informações Sociais), essa situação é ainda mais comum.

O que fazer?

Se o cidadão perceber que faltam registros ou que as datas estão erradas, precisa entrar em contato com a central 135 para solicitação a alteração. Os dados podem ser consultados no site ou aplicativo Meu INSS.

A diferença nas informações precisa ser comprovada mediante documentação, como holerites, termo de admissão ou demissão e extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Embora o cálculo da aposentadoria considere apenas salários registrados após julho de 1994, incluir os períodos anteriores serve para que o segurado aumente seu tempo de contribuição.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS