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Automobilística

Carro elétrico: não dá para rebocar e nem fazer chupeta; descubra o motivo

Entenda por que não dá para rebocar um carro elétrico em caso de emergência. Além disso, a bateria não permite fazer chupeta entre veículos.

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Os carros elétricos não são exatamente uma novidade, mas ainda representam dúvidas em muitos consumidores. Alguns, traumatizados pelas experiências com os veículos tradicionais, podem refletir sobre certos aspectos. Um deles é: e se a bateria apresentar problema e eu ficar parado na rua? Bom, a saída mais simples seria rebocar o carro. Porém, o que poucos sabem é que carros elétricos não podem ser rebocados.

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Dificuldades

Além de todas as peculiaridades dos elétricos, ainda tem mais essa. Diga-se de passagem que, apesar de parecer um detalhe, não é algo tão trivial assim. Afinal, existem poucas oficinas mecânicas/elétricas capazes de prestar serviço para esses veículos.

Mesmo que os automóveis elétricos tenham se popularizado em todo o mundo, há algumas dificuldades. Um dos primeiros obstáculos está no preço de um carro eletrificado. As opções mais baratas no Brasil, ultrapassam a casa dos R$ 130 mil.

Além disso, há poucas ofertas de pontos para carregamento da bateria. Como se não bastasse, em caso de uma pane ou defeito, o veículo não pode ser rebocado.

Carro elétrico não pode ser rebocado

Um carro elétrico não conta com as mesmas configurações dos veículos a combustão. Em especial, a opção de “ponto morto” ou “neutro” da embreagem é bem diferente em um carro assim. Isso interfere diretamente no ato de rebocar, já que é preciso deixar as rodas livres, ou em ponto morto.

Nos carros elétricos, o tal ponto neutro da embreagem permite apenas deslocamentos curtos. O motorista pode levar o veículo por alguns metros, até a chegada do guincho. Em outras palavras, se um carro elétrico parar, será inevitável ter que guinchá-lo.

Chupeta está proibido

Mais do que não poder rebocar, também não é possível realizar a tradicional chupeta no carro elétrico. A bateria desses modelos é bem diferente de uma bateria automotiva comum. Se, por acaso, o dispositivo ficar sem energia, também será necessário acionar o guincho.

As baterias presentes em carros elétricos são mais pesadas e com funcionamento diferente das demais. Fora isso, a quantia de energia necessária para a recarga é significativamente maior.

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