Automobilística
Carro elétrico: não dá para rebocar e nem fazer chupeta; descubra o motivo
Entenda por que não dá para rebocar um carro elétrico em caso de emergência. Além disso, a bateria não permite fazer chupeta entre veículos.
Os carros elétricos não são exatamente uma novidade, mas ainda representam dúvidas em muitos consumidores. Alguns, traumatizados pelas experiências com os veículos tradicionais, podem refletir sobre certos aspectos. Um deles é: e se a bateria apresentar problema e eu ficar parado na rua? Bom, a saída mais simples seria rebocar o carro. Porém, o que poucos sabem é que carros elétricos não podem ser rebocados.
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Dificuldades
Além de todas as peculiaridades dos elétricos, ainda tem mais essa. Diga-se de passagem que, apesar de parecer um detalhe, não é algo tão trivial assim. Afinal, existem poucas oficinas mecânicas/elétricas capazes de prestar serviço para esses veículos.
Mesmo que os automóveis elétricos tenham se popularizado em todo o mundo, há algumas dificuldades. Um dos primeiros obstáculos está no preço de um carro eletrificado. As opções mais baratas no Brasil, ultrapassam a casa dos R$ 130 mil.
Além disso, há poucas ofertas de pontos para carregamento da bateria. Como se não bastasse, em caso de uma pane ou defeito, o veículo não pode ser rebocado.
Carro elétrico não pode ser rebocado
Um carro elétrico não conta com as mesmas configurações dos veículos a combustão. Em especial, a opção de “ponto morto” ou “neutro” da embreagem é bem diferente em um carro assim. Isso interfere diretamente no ato de rebocar, já que é preciso deixar as rodas livres, ou em ponto morto.
Nos carros elétricos, o tal ponto neutro da embreagem permite apenas deslocamentos curtos. O motorista pode levar o veículo por alguns metros, até a chegada do guincho. Em outras palavras, se um carro elétrico parar, será inevitável ter que guinchá-lo.
Chupeta está proibido
Mais do que não poder rebocar, também não é possível realizar a tradicional chupeta no carro elétrico. A bateria desses modelos é bem diferente de uma bateria automotiva comum. Se, por acaso, o dispositivo ficar sem energia, também será necessário acionar o guincho.
As baterias presentes em carros elétricos são mais pesadas e com funcionamento diferente das demais. Fora isso, a quantia de energia necessária para a recarga é significativamente maior.

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