Conecte-se conosco

Automobilística

Falta de ESP: veja quais são os carros menos seguros do Brasil

Item que fornece controle de tração nos carros para evitar acidentes falta em diversos modelos. O ESP passará a ser exigido em automóveis novos de fábrica.

Publicado

em

Alguns modelos de automóveis brasileiros não passaram pelas avaliações de segurança exigidas. Esses carros deveriam sair de circulação em janeiro de 2022. Contudo, o setor pressionou as autoridades e consegui prorrogar o prazo de adequação. Ou seja, mesmo com índices baixo de segurança, esses automóveis poderão rodar até 2024.

Leia mais: Venda de carros elétricos dispara no Brasil e soma 125,3% de alta

O adiamento foi alcançado por conta da pandemia, que atrasou a produção de vários modelos. Foi o que alegou a associação Anfavea, representante da categoria. Os modelos da lista abaixo não possuem falta de controle de estabilidade (ESP).

Quais os carros menos seguros do Brasil:

1 – Honda City

Embora não possua controle de tração em suas versões, o modelo ganhará nova versão em breve. Tanto o novo modelo hatch quanto o sedã serão vendidos com ESP.

2 – Renault Kwid

O modelo da marca francesa ainda não possui ESP, mas pode ganhar na próxima reestilização.

3 – Fiat Mobi

O principal concorrente do Kwid sofre do mesmo mal no quesito de segurança. Por isso, é esperado que a Fiat implemente o sistema para garantir o bom desempenho do modelo.

4 – Chevrolet Joy e Joy Plus

Estes são os antigos Onix e Prisma da Chevrolet. Nenhum possui ESP, porém as versões atuais do Onix contam com o sistema de segurança.

5 – Volkswagen Gol e Voyage

Com exceção da Saveiro Cross Cabine Dupla, nenhum carro da geração Gol conta com controle de tração.

6 – Fiat Uno

O hatch que corre riscos de sair de linha em breve, não conta com ESP. Este é um dos motivos que pode obrigar a Fiat a abandonar de vez o projeto.

7 – Fiat Grand Siena

Outro carro da Fiat que também está na corda bamba e não possui controle de tração.

8 – Fiat Doblò

Fechando o top 3 dos que correm o risco de se aposentarem da Fiat, o Doblò também carece de segurança. Além do visual defasado, o veículo precisa de modificações para continuar em produção.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS