Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Brasil: veja como se proteger de aplicativos falsos que roubam dados

Aplicativos falsos têm sido criados na tentativa de roubar dados das famílias que recebem o benefício do Auxílio Brasil. Entenda.

Publicado

em

Tudo sobre Auxílio Brasil

Com o início do Auxílio Brasil, aplicativos falsos têm sido criados para roubar dados dos brasileiros. Até agora, pelo menos oito aplicativos falsos já foram identificados. Isso pode colocar em risco a segurança dos beneficiados pelo programa.

Leia mais: Novo cartão Banco do Brasil sem anuidade oferece limite inicial de R$ 1.500

É bom reforçar que existe apenas um que é oficial, que é o Auxílio Brasil Caixa. Ou seja, todo o resto é golpe.

Aplicativos falsos do Auxílio Brasil

O aplicativo foi criado pela Caixa para facilitar o controle dos beneficiados pelo programa. Por meio dele é possível conferir o saldo e o dia de recebimento do dinheiro.

O pagamento do Auxílio começou no dia 17 de novembro. Já nas primeiras horas de uso, muitos usuários reclamaram de falhas e até que o aplicativo tenha ficado fora do ar. Apesar das queixas, o aplicativo Auxílio Brasil Caixa é o único seguro e oficial do benefício.

De olho no alto fluxo de beneficiários do programa, golpistas têm criado falsos aplicativos do Auxílio Brasil. É uma tentativa de roubar os dados das famílias.

Os falsos aplicativos fazem alertas e notificações para chamar a atenção dos usuários. Eles também oferecem falsas informações de valores do benefício e calendários de pagamento. Ou seja, é preciso ter muito cuidado já que os aplicativos tentam ser o mais parecido possível com o original do Auxílio Brasil.

Os aplicativos pedem até informações como o Número de Identificação Social (NIS), assim como CPF e dados da carteira de trabalho.

Para evitar que os usuários sejam vítimas dos falsos aplicativos do Auxílio Brasil, o governo federal deve fazer uma campanha para auxiliar os beneficiários. Outro cuidado é verificar se é mesmo o aplicativo correto e não dar nenhuma permissão de acesso aos dados do celular.

De acordo com a Caixa, quem já recebe pelo Bolsa Família não precisa baixar um novo aplicativo, já que a transição tem sido automática. Para essas pessoas é só fazer a atualização do sistema.

Outra dica da Caixa é para que os usuários não cliquem em links recebidos por e-mail, SMS ou até mesmo pelo WhatsApp.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS