Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Brasil com valor menor que o Bolsa Família vai pagar retroativo

Para as famílias que receberam o Auxílio Brasil com valores abaixo do Bolsa Família vai existir a compensação. Veja como vai funcionar.

Publicado

em

App Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil começou a ser pago, porém, apesar da expectativa de quem recebia pelo Bolsa Família, o valor ficou menor do que o benefício anterior e agora vai depender do Benefício Compensatório de Transição deve garantir que as famílias não fiquem no prejuízo.

Leia mais: Auxílio Brasil: Inscrição no programa pode liberar mais 14 benefícios

A compensação do Auxílio Brasil vai ser paga para as famílias que recebiam o Bolsa Família, até que o valor do Auxílio Brasil chegue ao mesmo patamar de antes da migração para o novo programa social. Dessa forma, o valor complementar vai ser pago todos os meses.

Compensação do Auxílio Brasil

O Benefício Compensatório de Transição é pago em novembro e nos demais meses até que o valor do benefício do Auxílio Brasil pague o mesmo que o Bolsa Família. É um cálculo feito de forma a garantir o mesmo valor, sem que as famílias deixem de receber qualquer quantia. Essa é a previsão do governo federal, até que uma nova revisão do benefício seja feita.

Veja também: WhatsApp lança atualização para versão do app destinada a desktop em Windows

Isso deve acontecer a cada seis meses, período de revisão dos valores. Já a revisão da elegibilidade deve ser feita todos os meses, ou seja, qualquer mudança na renda da família pode levar à exclusão do benefício por não se encaixar mais nas regras do Auxílio Brasil.

Até agora mais de 14,5 milhões de famílias receberam o pagamento do Auxílio Brasil, que começou em 17 de novembro. Muitas delas tiveram a compensação. O valor pago foi em média R$ 224,41. Para continuar tendo acesso ao benefício do Auxílio Brasil é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Até dezembro, a expectativa do governo federal é incluir mais 2,4 milhões de famílias no benefício do Auxílio Brasil.

Dessa forma, quem está no CadÚnico e não recebia o Bolsa Família ainda precisa aguardar numa lista de espera. Só depois vai passar a receber o Auxílio Brasil, se a família atender aos requisitos do novo auxílio. Já para quem quer tentar o benefício, mas ainda não tem cadastro no CadÚnico precisa buscar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS