Conecte-se conosco

Economia

Como descobrir se preciso devolver o auxílio emergencial?

Governo notificou via SMS cerca de 625 mil brasileiros que tiveram acesso ao benefício sem fazer parte dos critérios de elegibilidade.

Publicado

em

A devolução do auxílio emergencial por quem recebeu o dinheiro indevidamente  segue mantida. Recentemente, o Ministério da Cidadania notificou via mensagem de celular (SMS) cerca de 625 mil brasileiros que tiveram acesso ao benefício sem fazer parte dos critérios de elegibilidade.

Leia mais: Auxílio emergencial libera novo lote de pagamentos no dia 3 de dezembro

Além do alerta sobre a restituição dos valores, as mensagens trazem informações relacionadas de como o cidadão deverá devolver o dinheiro do programa. Lembrando que este foi o terceiro lote de mensagens encaminhadas pelo Ministério apenas em 2021.

Quem precisará devolver o auxílio emergencial?

Entre aqueles que precisarão devolver o benefício estão:

  • cidadãos que, ao declarar o Imposto de Renda (IR 2021) haviam sido informadas que teriam que devolver o benefício. Neste caso, foi gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) contendo o valor a ser devolvido.
  • também precisarão devolver o auxílio o grupo de pessoas que tinham um segundo benefício de assistência do governo federal (aposentadoria, seguro desemprego e BEm, por exemplo), além de trabalhadores com vínculo empregatício ou com renda incompatível com as regras do auxílio emergencial.

Como devolver o auxílio emergencial?

Os cidadãos notificados pelo Ministério da Cidadania devem consultar o site que trata da devolução do auxílio emergencial. Ao acessá-lo, basta a pessoa informar os dados pessoais, como CPF e data de nascimento. Para prosseguir, é necessário clicar na opção “Não sou um robô”.

Para quitar o boleto, é necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). O cidadão pode escolher entre pagar o documento em um dos canais do Banco do Brasil ou em qualquer outro banco.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS