Conecte-se conosco

Economia

Mais de 625 mil pessoas terão que devolver o auxílio emergencial

Cidadãos que receberam o benefício de forma indevida serão notificados via SMS com orientações sobre o processo.

Publicado

em

Cerca de 625 mil brasileiros que receberam o auxílio emergencial indevidamente terão que devolver o benefício. O Ministério da Cidadania está enviando orientações via SMS sobre como realizar a devolução voluntária de recursos para quem não se enquadra nas exigências do programa.

Leia mais: Quem recebe o Auxílio Brasil vai receber o Vale-Gás nacional?

O grupo é formado por pessoas que, após o envio da declaração do Imposto de Renda 2021, foram notificadas que teriam que estonar as parcelas. Este é o terceiro lote de mensagens enviado pela pasta, e também inclui pessoas que se cadastraram no auxílio emergencial sem ter direito.

A devolução do dinheiro precisa ser feita por quem tinha renda incompatível com o programa, vínculo empregatício ou recebia outro benefício do governo federal junto com o auxílio, como como aposentadoria ou seguro-desemprego.

Após o envio das duas primeiras rodadas de mensagens, cerca de R$ 66,3 milhões foram devolvidos aos cofres públicos. O pagamento é feito por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Conteúdo das mensagens

Para evitar golpes e fraudes, o Ministério da Cidadania divulgou o formato das mensagens. Elas são enviadas pelos números 28041 ou 28042, e contém parte do CPF do beneficiário e um link iniciado com gov.br.

Veja o conteúdo do SMS enviado, de acordo com a situação de cada cidadão:

  • Pessoas que estavam fora das regras: “O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.
  • Beneficiário do Bolsa Família que recebeu fora das regras: “O NIS ***456.789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.
  • Chamados ExtraCad: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.
  • Inscritos no Cadastro Único e Bolsa Família com DARFs sem pagamento: “Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF ***.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.

Qualquer mensagem fora desse padrão deve ser desconsiderada. Não clique em nenhum link enviado por outro número ou que venha em um formato diferente dos indicados acima.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS