Conecte-se conosco

Economia

O que fazer para entrar na folha de pagamento do Auxílio Brasil?

Liberação da primeira parcela do novo programa foi finalizada, aumentando a expectativas sobre os próximos pagamentos.

Publicado

em

AUXÍLIO BRASIL

Em outubro, o governo federal anunciou o fim do Bolsa Família e a criação do seu novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil. No mês passado, a primeira parcela foi paga a todos os beneficiários do antigo programa, cerca de 14,5 milhões de brasileiros.

Leia mais: Inscrições abertas para novo auxílio de R$ 600; Veja quem recebe

Mas para quem ainda não participa do programa, como é possível entrar na folha de pagamentos? Essa é a dúvida compartilhada por milhões de pessoas que se encaixam nas regras para receber o benefício.

Para viabilizar a entrada de mais beneficiários, o governo federal precisa aprovar a PEC dos Precatórios, texto que abre espaço no Orçamento para novos gastos com o Auxílio Brasil. A medida também deve custear o aumento do valor médio dos pagamentos para R$ 400.

Entretanto, não será aberto nenhum tipo de inscrição ou prazo para novos cadastros. A única porta de entrada para o programa é o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sistema que reúne informações sobre famílias em situação de vulnerabilidade.

CadÚnico é garantia de inclusão no Auxílio Brasil?

Segundo declarações de membros do governo, o objetivo é zerar a fila de famílias inscritas no CadÚnico que aguardam inclusão no programa social. Pelo menos em teoria, isso quer dizer que quem está inscrito no sistema entrará na folha de pagamentos do Auxílio Brasil já nos próximos meses.

Vale destacar que o grupo familiar precisa estar de acordo com as regras exigidas para receber os valores, como ter renda por pessoa dentro do limite estipulado.

Para quem já está no CadÚnico, é importante atualizar os dados do cadastro. Já aquele que não está, deve comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa e solicitar a inclusão de sua família no sistema.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS