Agronegócio
Aumento no preço de grãos deve persistir
Problemas na cadeia de suprimentos, secas, escassez de mão de obra e aumento na demanda influenciam nos preços dos itens.
Segundo a Goldman Sachs, grupo financeiro multinacional, em meio a um superciclo de commodities de vários anos, o aumento nos preços de grãos pode persistir e elevar a inflação global de alimentos às máximas.
Nesta quarta-feira, o chefe global de pesquisa de commodities do banco, Jeff Currie, em entrevista à Bloomberg TV, disse que provavelmente os ganhos nos preços de metais e grãos serão “mais rígidos e de longo prazo”. Currie ainda afirmou que as commodities estão em direção a um superciclo com potencial de durar uma década.
No ano passado, os preços dos elementos elevaram devido os problemas na cadeia de suprimentos, secas, escassez de mão de obra e aumento na demanda. Em todo o mundo, o aumento foi de cerca de um quarto.
Para os principais fornecedores o clima ainda é uma das grandes preocupações. O fenômeno La Niña, por exemplo, interrompe as condições típicas de cultivo. Além disso, algumas partes do Brasil e da Argentina sofrem com a seca, que reduz as expectativas de colheitas das safras de soja e milho.
De acordo com Currie, os preços dos grãos podem subir ainda mais. “Os estoques de trigo e milho não são tão críticos quanto os de gás e petróleo. No entanto, a colheita na América Latina parece decepcionante, o que significa que, à medida que avançamos para o final do ano, o colchão pode ser eliminado”, afirma o chefe global.

-
Tecnologia23 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Investimentos1 dia atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças1 dia atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe