Economia
Como fazer pagamentos por aproximação e com zero contato físico?
Sem contato com dinheiro e maquininhas de cartão, tecnologia de aproximação (contactless) e uso do celular são opções para pagamentos.
Em tempo de pandemia do novo coronavírus, evitar contato com dinheiro pode ser um dos atos para evitar a disseminação do vírus. Assim, ganha destaque o pagamento por tecnologia de aproximação (contactless), que evita contato físico e com máquinas de cartão.
A maioria dos cartões emitidos recentemente já contam com um chip de NFC (tecnologia por aproximação) embutido. Por exemplo, os cartões do Nubank e C6 Bank dispõem da tecnologia. E caso você queira verificar se o seu cartão de débito ou crédito também suporta o NFC, é só verificar se há o símbolo impresso no produto.
As gigantes da tecnologia também usufruem do método de pagamento por aproximação. O Google Pay é um aplicativo do Google para facilitar as compras, com pagamento pelo celular. Além dele, a Apple oferece o Apple Pay para os usuários da marca, com funcionamento similar ao anterior, basta cadastrar o cartão no aplicativo e usar.
Também, a Samsung, por meio do Samsung Pay, disponibiliza dois modos de pagamento por aproximação. O primeiro deles é um que utiliza a tecnologia NFC, enquanto o outro utiliza recursos de MST (transmissão magnética segura). Para o uso do MST não é necessário que a máquina de cartão ou o terminal estejam habilitados com NFC.
Além desses, existem modalidades alternativas para pagar as suas contas, como é o caso do QR Code. Vários bancos e carteiras digitais fizeram adesão a leitura de códigos QR, como o Ame Digital, Banco Next, iti do Itaú, PicPay, Mercado Pago, iFood, Rappi, entre outros.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado