Conecte-se conosco

Economia

Como fazer pagamentos por aproximação e com zero contato físico?

Sem contato com dinheiro e maquininhas de cartão, tecnologia de aproximação (contactless) e uso do celular são opções para pagamentos.

Publicado

em

Pagamento por aproximação - contactless

Em tempo de pandemia do novo coronavírus, evitar contato com dinheiro pode ser um dos atos para evitar a disseminação do vírus. Assim, ganha destaque o pagamento por tecnologia de aproximação (contactless), que evita contato físico e com máquinas de cartão.

A maioria dos cartões emitidos recentemente já contam com um chip de NFC (tecnologia por aproximação) embutido. Por exemplo, os cartões do Nubank e C6 Bank dispõem da tecnologia. E caso você queira verificar se o seu cartão de débito ou crédito também suporta o NFC, é só verificar se há o símbolo impresso no produto.

As gigantes da tecnologia também usufruem do método de pagamento por aproximação. O Google Pay é um aplicativo do Google para facilitar as compras, com pagamento pelo celular. Além dele, a Apple oferece o Apple Pay para os usuários da marca, com funcionamento similar ao anterior, basta cadastrar o cartão no aplicativo e usar.

Também, a Samsung, por meio do Samsung Pay, disponibiliza dois modos de pagamento por aproximação. O primeiro deles é um que utiliza a tecnologia NFC, enquanto o outro utiliza recursos de MST (transmissão magnética segura). Para o uso do MST não é necessário que a máquina de cartão ou o terminal estejam habilitados com NFC.

Além desses, existem modalidades alternativas para pagar as suas contas, como é o caso do QR Code. Vários bancos e carteiras digitais fizeram adesão a leitura de códigos QR, como o Ame Digital, Banco Next, iti do Itaú, PicPay, Mercado Pago, iFood, Rappi, entre outros.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS