Agronegócio
Veja como a laranja pode se tornar uma grande aliada no combate ao diabetes
Consumo da fruta ajuda a controlar glicemia no sangue.
Compostos bioativos encontrados na laranja ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode transformar a fruta em uma aliada no combate ao diabetes, segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Os resultados foram publicados na revista Clinical Nutrition Espen.
Leia mais: Diabéticos podem solicitar aposentadoria por invalidez?
A pesquisa foi realizada por uma equipe do Centro de Pesquisas de Alimentos da Universidade de São Paulo (Forc), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, sediado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP).
Os participantes foram 12 voluntários saudáveis, homens e mulheres, que comeram uma refeição de 1.037 calorias rica em gordura e carboidratos após um jejum noturno. Eles foram divididos em três grupos: um bebeu apenas água com as refeições, outro bebeu suco de laranja e um terceiro bebeu uma bebida glicídica com teor de carboidratos comparável ao suco de laranja.
Após o término do desjejum, os níveis de açúcar no sangue dos voluntários foram analisados uma, três e cinco horas depois. Na primeira medição, os três grupos apresentaram níveis elevados de glicose no sangue.
Curiosamente, os valores de glicemia e insulinemia no grupo de suco de laranja não foram significativamente diferentes daqueles observados no grupo da água em todas as avaliações.
De acordo com a doutoranda em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e primeira doutora do artigo, Bruna Jardim Quintanilha explica que, “Se a ingestão de suco de laranja não difere da ingestão de água, podemos concluir que os carboidratos do suco não promoveram aumento significativo da glicemia em nosso modelo experimental, diferentemente do que ocorreu com a bebida à base de glicose”.
Esse resultado sugere que outros componentes presentes no suco, como fibras e compostos bioativos, podem ajudar a controlar o aumento da taxa de produção de açúcar no sangue, segundo a doutoranda.
O próximo passo é estudar como o suco de laranja pode ajudar a controlar o açúcar elevado no sangue. Os cientistas então, coletaram amostras de sangue de voluntários e analisaram a expressão dos chamados microRNAs, que funcionam para regular a expressão gênica interagindo com o RNA mensageiro.
O professor emérito da FCF-USP e integrante do FoRC, Franco Lajolo, explica que o suco de laranja teve ação em especial sobre o microRNA 375 ou miR-375, que é um biomarcador da função das células beta do pâncreas.
“Nossos resultados apontam o miR-375 como possível responsável por essa ação, mas é algo que ainda precisa ser confirmado. São necessários, por exemplo, estudos com pacientes diabéticos para entender exatamente como esse mecanismo funciona”, afirma Lajolo.
De acordo com o pesquisador, as células beta são responsáveis por sintetizar e secretar a insulina, que permite a entrada da glicose na própria célula. Dessa forma, o suco de laranja pode ter uma ação benéfica sobre a produção de insulina, de acordo com os resultados obtidos.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos