Economia
O Novo Enem está vindo: Entenda como ele funcionará
O Novo Ensino Médio entrará em vigor a partir de 2024, e junto dele, o Enem também entrará em adaptação. Confira!
Nesta segunda-feira (14) foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação um novo parecer sobre mudanças que ocorrerá no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que entrarão em vigor a partir de 2024. As alterações nas propostas têm como objetivo a adaptação ao Novo Ensino Médio.
O novo documento mostra que questões discursivas e de múltipla escolha estarão presentes no exame, da seguinte forma:
• 1ª parte: redação + perguntas de formação geral (sem divisão por disciplina, cobrando habilidades mais interpretativas);
• 2ª parte: perguntas na área de conhecimento determinada pelo estudante (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática).
“É uma grande mudança, principalmente a segunda etapa, porque cada aluno vai poder escolher uma área que corresponda ou esteja mais próxima ao curso que ele quer ingressar” explicou ao g1 a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro”, explicou a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro.
Essa mudança está acontecendo devido o novo ensino médio que passou a ser implantado no ano de 2022, tanto em escolas públicas como em particulares, a qual precisará separar determinada carga horária voltada para aulas de especialização nas áreas do conhecimento optada pelos alunos, como por exemplo, um aluno pode escolher se especializar em matemática e suas tecnologias.
O intuito é que o novo Enem se adapte ao modelo de ensino mais “livre”, direcionado pelos objetivos de vida do jovem.
Não é de conhecimento o número de itens que farão parte de cada parte. Isso é dever do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) construir o modelo de referência da prova.
1- Qual será a mudança?
• A permanência na escola aumentará para 5 horas diárias;
• O estudante terá a chance de organizar seu ensino médio, optando pelas áreas que tem interesse. A ideia é composta por três anos de conhecimentos básicos de cada disciplina + conteúdos voltados aos objetivos profissionais dos alunos;
• Projeto de vida: um componente que será concedido nas escolas para auxiliar os jovens a entender suas aspirações;
• Atenção: nenhuma disciplina vai sumir do currículo.
As mudanças acima são regulamentadas por uma lei aprovada em 2017. Em 2022, a aplicação deu início com a primeira série do ensino médio, a qual precisa obrigatoriamente efetuar as alterações, e em 2023, será a vez da segunda série, e em 2024, da terceira.
2- O que pode mudar no Enem?
A nova versão do Enem continuará servindo como um instrumento para universidades selecionarem seus futuros alunos. Mas haverá mudanças trazidas pela reforma do ensino médio.
“Atualmente, temos, além da redação, quatro provas obrigatórias e longas. Se o ensino médio terá uma parte comum e uma parte diversificada, a orientação é que o Enem siga a mesma direção”, afirma Maria.
• 1ª parte: Semelhante ao formato antigo, as perguntas serão mais interpretativas e interdisciplinares. Os candidatos efetuarão a mesma prova a qual trará uma proposta de redação;
• 2ª parte: O aluno teria perguntas voltadas para a área de conhecimento escolhida (ciências humanas, ciências da natureza, matemática ou linguagens), levando em conta habilidades gerais desenvolvidas ao longo do ensino médio.
3- Pontos polêmicos
Segundo especialistas consultados pelo CNE, deram a sugestão de uma segunda parte conteudista, com partes ligadas ao curso que o estudante teria em mente em fazer na universidade:
• Ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), que classificaria alunos para cursos das engenharias, química, matemática, física e computação, entre outros;
• Ciências sociais aplicadas, para economia, administração, contabilidade, ciências sociais, direito etc.;
• Humanidades, linguagens e artes, para cursos de filosofia, história, geografia, artes, letras e pedagogia;
• Ciências biológicas e saúde, para medicina, enfermagem, fisioterapia, biologia, meio ambiente etc.

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia15 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia9 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças1 dia atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência