Bancos
FGTS de até R$1 mil é liberado pelo Governo
O governo federal irá antecipar o saque do FTGS para mais de 42 milhões de trabalhadores antes do prazo estipulado inicialmente. Entenda, leia mais!
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, acrescidos de atualização monetária e juros.
O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Nesse sentido, o governo federal liberou o saque emergencial do FGTS de até R$1 mil reais para 42 milhões de trabalhadores com saldo em conta ativas ou inativas do fundo, medida que o ministro Paulo Guedes havia antecipado antes do carnaval. Esse anúncio foi feito por Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (17). Os pagamentos deverão ocorrer entre os dias 20 de abril a 15 de julho.
Desse modo, as regras para o saque do FGTS serão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), mas seguirá os moldes dos saques do FGTS de 2019 e de 2020. Não obstante, para possuir direito ao saque-emergencial do FGTS 2022 é necessário aderir ao novo saque-emergencial na sua conta do FGTS, pelo site www.fgts.caixa.gov.br, pelo aplicativo do fundo ou por meio do Internet Banking da Caixa.
Evidentemente, o pagamento será efetuado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e será escalonado pelo mês de aniversário do trabalhador. O dinheiro será depositado em conta poupança social digital e, posteriormente, será liberado para saques e transferências para outros bancos. Para consultar o saldo do FGTS os trabalhadores podem fazer essa consulta por meio do aplicativo do FGTS ou pelo Internet Banking da Caixa.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga