Saúde
Microchip instalado em humanos são alvo de atenção: será que há riscos?
O tamanho do chip é equivalente a quase um grão de arroz, sendo composto por uma antena e produzido sob material natural; saiba mais!
Um rapaz holandês, de 37 anos, está sendo utilizado para estudos tecnológicos, através de uma implementação de um microchip em sua mão, capaz de realizar pagamentos, apenas, usando movimentos do corpo.
A inovação foi implementada em 2019, sendo acionada no ato de atrito com as máquinas de cartões.
Leia mais: Saiba mais sobre os avanços dos Projetos de Lei da Europa que garantem benefícios tecnológicos
A empresa Walletmor tomou a frente da comercialização dos chips, sendo a pioneira no mercado, já obtendo diversos interessados ao produto. Além disso, o fundador da empresa afirmou que o microchip pode ser usado em diversos lugares e ocasiões.
O tamanho do chip é equivalente a quase um grão de arroz, sendo composto por uma antena e produzido sob material natural, semelhante à um plástico.
Para os fornecedores, esse recurso é bastante seguro e facilitador, não havendo necessidade de carregamento ou outra fonte de alimentação. As vendas já alcançaram cerca de 500 clientes, os quais vão experimentar a comunicação por contato próximo ou o sistema de pagamentos sem precisar do uso de smartphones.
Para adquirir o chip, é necessário receber uma anestesia local. Porém, de acordo com estudos produzidos em 2021, o usuário “microchipado” pode correr sérios riscos referentes a invasão de privacidade, sugando e disponibilizando, suas informações pessoais.
Para o holandês, não há preocupação alguma quanto a esses riscos, uma vez que, para ele, a implementação é comparada a instalação de chips em animais, os quais usam-no para disponibilizar a seus donos, dados de seu paradeiro.
Por fim, de acordo com a professora de política, ética e governança da Reading University, é preciso tomar cuidado ao realizar o procedimento. Para ela, o uso dos chips pode se tornar mais a frente, uma ação equivalente a manipulação, controle e opressão ao usuário cadastrado.

-
Mundo18 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia22 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Maps traz novidades com IA: descubra como funciona
-
Agronegócio19 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira