Economia
Preços no atacado disparam com maior alta desde 1994 e IGP-M sobe 4,41% na 1ª prévia de setembro
A principal fonte de pressão no índice ao produtor partiu dos preços das matérias-primas brutas devido à alta do minério de ferro e da soja.
Os preços no atacado dispararam para o maior nível registrado desde 1994, enquanto o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 4,41% na primeira prévia de setembro, depois de subir 1,46% no mesmo período do mês anterior. As informações foram divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, 10.
De acordo com o levantamento, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do IGP-M, teve no período alta de 6,14%, sendo portanto o maior salto registrado nos últimos 26 anos. Na época, o índice subiu. 17,95%. Na primeira prévia de agosto o IPA havia avançado 1,85%.
Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, “a principal fonte de pressão no índice ao produtor partiu dos preços das matérias-primas brutas, que avançaram 11,37% sob influência das altas captadas para o minério de ferro (20,08%) e para a soja (11,48%)”. Em agosto, o grupo havia subido 2,32%.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, acelerou ligeiramente seus ganhos a 0,35% na primeira prévia de setembro, contra 0,32% no mês anterior.
Nessa leitura, o destaque veio do grupo Educação, Leitura e Recreação, que passou de queda de 0,93% em agosto para alta de 0,40% na primeira prévia de setembro.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou alta de 0,88% na primeira prévia de setembro, após subir 1,26% no mesmo período de agosto.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis, por exemplo.
Dados da véspera indicam que a inflação oficial do Brasil voltou a enfraquecer em agosto, pressionada pela queda nos preços de Educação. Entretanto, ainda registrou o maior nível para o mês em quatro anos devido à alta da gasolina e dos alimentos.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças10 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística1 dia atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais