Conecte-se conosco

Economia

Como funciona a licença óbito e quantos dias de afastamento ela prevê?

A licença óbito não cobre o falecimento de qualquer familiar, dependendo do grau de parentesco. Saiba mais!

Publicado

em

Quando se perde um familiar, é previsto pelas leis trabalhistas que o trabalhador receba a licença óbito, que é um tempo para lidar com os sentimentos de luto, resolver questões burocráticas e prestar as devidas homenagens ao falecido.

Veja também: Pensão por morte é garantida por meio de exame de DNA; entenda

Porém, a licença não cobre o falecimento de qualquer familiar, e período de afastamento é diferente conforme o grau de parentesco. Quem tem direito a licença, são todos os trabalhadores formais, sejam eles do campo rural, urbano, doméstico ou outros.

A licença é concedida em caso de falecimento dos seguintes familiares:

• Cônjuge ou companheiro(a);
• Ascendente (pais, avós, bisavós, etc.);
• Descendentes (filhos, netos, etc.);
• Irmãos;
• Pessoas que tenham declaração de dependência econômica, com o trabalhador.

Ficam fora da licença então, familiares como tios, primos e outros mais distantes. Mas é possível que o trabalhador inclua estes familiares no rol que dá direito ao afastamento, por meio da determinação da Convenção Coletiva de Trabalho (CTT).

E o período de afastamento?

O período de afastamento é contado a partir do dia seguinte ao falecimento, e tem total de dois dias consecutivos. Neste tipo de licença não importa se são dias úteis ou não.

É importante que o trabalhador avise a empresa imediatamente sobre o falecimento, para que assim, ela possa se organizar com a substituição do serviço. E ao voltar do período afastado, é preciso que o trabalhador apresente no RH o atestado de óbito para justificar a falta e receber a licença por luto.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS