Mundo
Você sabia? A maioria das multas aos motoristas são por uso do celular
A Abramet relembra que não existe utilização segura do celular ao dirigir e que a única prevenção é não utilizar o aparelho.
A Associação Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgou um estudo que mostra que, por hora, são registadas 28 infrações de trânsito diferentes por uso de celular no país.
Veja também: Azul: Tráfego doméstico de passageiros aumenta 6,1% em outubro ante igual mês de 2019
Em 2021, foi registrado 246.438 infrações. O número ainda pode ter sido subdimensionado, visto que diariamente vemos inúmeros motoristas dirigindo mexendo no celular.
Somente no Distrito Federal, por dia, mais de 250 condutores são multados por mexer ao telefone enquanto dirige. Por esse motivo, a Abramet ressalta a gravidade dos dados e pede para que os motoristas reflitam sobre a questão e o tamanho do problema.
“Isso nos leva a reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade para que possamos reduzir os sinistros e preservar vidas no trânsito”, afirma o presidente da Abramet, Antônio Meira Júnior.
A instituição relembra que o ato de dirigir exige que o condutor tenha atenção dobrada e que o uso do celular é a terceira maioria causa de morte no país, ficando atrás somente do excesso de velocidade e do uso de álcool.
O mês em que se dedica à conscientização por uma mobilidade saudável, o Maio Amarelo, a Abramet ressalta que São Paulo é o líder dos estados brasileiros com maior registros dessa natureza com 91.362 ocorrências. Na segunda posição está Minas Gerais com 30.843 infrações e em terceiro Goiás com 16.971 infrações.
A instituição tem feito coleta de dados e outros estudos sobre o tema em questão. Alguns desses estudos analisou mais de 30 mil sinistros com mortes e verificou que os erros de atenção na condução por uso indevido do celular correspondem a 14%.
“Dirigir e usar o celular quadruplica a probabilidade de sofrer um sinistro de trânsito e, se você estiver enviando uma mensagem, pode aumentar em até 23 vezes o risco”, disse em entrevista.
E o uso do celular no volante são casos que, na verdade, não são acidentes e sim imperícia, sendo considerado sinistro de trânsito, pois é uma situação que podia ser evitada.
O presidente da Abramet mencionou três distrações provocadas pelo uso indevido do celular ao dirigir, que demonstram a gravidade da infração que são:
- A distração manual: quando você pega o celular, fica segurando, mandando mensagem;
- A distração visual: você desvia a atenção para o celular quando deveria estar olhando ao redor do carro;
- Distração cognitiva: quando o conteúdo da conversa ou da informação pode ocasionar uma alteração emocional e você ser responsável por causar uma tragédia.
Os smartphones mais atuais já possuem uma tecnologia chamada “modo drive”. Neste modo, se o motorista receber uma ligação, o aparelho envia uma mensagem automática informando que ele está dirigindo e não pode atender.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade