Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Nova York pesa e Ibovespa volta a perder os 100 mil pontos

Preocupações com ações de tecnologia, mercado de trabalho e petróleo ditaram o rumo dos negócios

Publicado

em

A trégua verificada na véspera perdeu espaço para os dados sobre o mercado de trabalho e os estoques de petróleo nos EUA, e o mau humor tomou conta dos negócios. Para ajudar, as preocupações com as ações de tecnologia contribuíram para ampliar o pessimismo. O Ibovespa, até que tentou dar alguns passos rumo ao território positivo, mas sucumbiu ao exterior e encerrou o pregão com declínio de 2,49%, aos 98.768 pontos.

Um dos principais destaques do pregão foi o Grupo Pão de Açúcar que, no seu melhor momento, chegou a subir quase 20%. A decisão de fazer a cisão de sua unidade atacarejo, o Assaí, foi bem recebida pelos investidores. A operação foi aprovada pelo conselho de administração da GPA na véspera, e determina que o Assaí se tornará uma empresa independente com ações listadas no Novo Mercado da B3 e com ADRs negociados na  Bolsa de Nova York.

A Petrobras se manteve em queda, influenciada pelo recuo do petróleo no mercado internacional. Ontem, no início da noite, o American Petroleun Institute (API), informou que o volume de petróleo bruto dos EUA teve aumento de 3 milhões de barris na última semana. Hoje logo cedo, foi informado que os estoques de petróleo subiram em 2,033 milhões de barris na semana encerrada em 4 de setembro. Petrobras terminou com perda de 1,63%.

Figuraram entre os destaques de alta do Ibovespa Pão de Açúcar (+12,28%%), Gol (+4,79%) e JBS (+4,05%). Na ponta contrária estavam: Localiza Hertz (-2,99%), PetroRio (-2,15%) e Telefônica (-2,11%).

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado IGP-M apresentou alta de 4,41% na primeira prévia de setembro, ante avanço de 1,46% no mesmo período de agosto. Com esse resultado, a taxa acumulada em 12 meses subiu de 11,61% para 18,01%.

Nos EUA, os sinais de desaceleração do mercado de trabalho trouxeram preocupações sobre o ritmo da recuperação, no momento em que o pacote de estímulo não conquistou votos no Senado para prosseguir. Na semana passada foram registrados 884 mil solicitações, acima do esperado.

O Dow Jones fechou com declínio de 1,45%, aos 27.534 pontos e o Nasdaq perdeu 1,99%, aos 10.919 pontos.

Na Europa, Banco Central Europeu (BCE) informou que manterá a taxa de refinanciamento em 0% ao ano, a taxa de depósitos em -0,5% e o programa de compras  de títulos em 1,35 trilhão de euros. A presidente do BCE, Christine Lagarde, informou que a inflação deve ficar abaixo da meta por anos. Para o PIB, a expectativa é de queda de 8% ante 8,7% esperada em julho. O crescimento em 2021 deve ser mais lento, de 5%, ante 5,2% da projeção anterior. A autoridade monetária também sinalizou a extensão do programa de estímulo até 2021.

 

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS