Criptomoedas
Elon Musk é usado em deepfake para roubar criptomoedas
Os golpes envolvendo criptomoedas estão cada vez mais frequentes. Esteja atento e não caia nessa.
Um vídeo vem circulando no Twitter nos últimos dias, no qual o bilionário Elon Musk aparece fazendo a publicidade de uma criptomoeda chamada de BitVex. Porém, ocorre que esse vídeo que está circulando pela plataforma é falso: trata-se de um deepfake (um vídeo feito usando inteligência artificial), criado por cibercriminosos para arrancar outras criptomoedas de desavisados.
Acontece que o vídeo, numa entrevista real que Elon Musk deu em abril para o chefe do TED, Chris Anderson, foi alterado com uma voz gerada por um software.
Leia também: Confira as extravagâncias que Elon Musk poderia fazer com sua fortuna
Dessa forma, o deepfake de Musk diz que o BitVex é um projeto criado por ele que dá 30% de retorno todos os dias ao longo de três meses em qualquer moeda digital investida.
Nesse sentido, o vídeo foi tão bem pensado que até o entrevistador, Anderson, disse que fez investimentos nesse projeto e obteve grandes lucros. Além disso, vale ressaltar que todos os sites do BitVex estão, no momento, inacessíveis.
Porém, em uma versão em cache, Musk é citado como executivo-chefe, com endosso do CEO da Binance, Changpeng Zhao, e da CEO da Ark Invest, Cathie Wood.
No entanto, tudo isso é falso, sem sombra de dúvidas. O Google Chrome até está marcando a URL do BitVex.io como site “enganoso”, com tentativas de phishing detectadas. Por conseguinte, é importante enfatizar que esses golpes envolvendo criptomoedas são cada vez mais comuns.
Inclusive, a Bloomberg reportou esta semana que hackers estão invadindo contas de jornalistas e projetos de NFT para enganar usuários. Além disso, houve um caso recente no qual a Yuga Labs, empresa por trás das NFTs Bored Ape Yacht Club, teve seu perfil no Instagram invadido, e os hackers responsáveis fugiram com US$ 2,8 milhões.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp