Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

A carreira de enfermagem é realmente lucrativa? As respostas vão surpreender você!

Publicado

em

A enfermagem é uma das profissões mais requisitadas na área da saúde, afinal o enfermeiro é um profissional vital para garantir o cuidado dos pacientes e também no auxílio prestado aos médicos. Além disso, o curso ainda possibilita que a pessoa se especialize em diferentes nichos de atuação.

Dentre as funções gerais do cargo, estão a supervisão de técnicos e assistentes de enfermagem, além das tarefas já citadas acima. A esmagadora maioria dos profissionais formados costuma trabalhar em hospitais, mas existem outros lugares onde um enfermeiro pode estar atuando, como escolas, indústrias e até mesmo academias.

Quero me tornar enfermeira, qual é a formação necessária?  

Se o seu sonho é trabalhar como enfermeira, então precisará cursar enfermagem em uma instituição devidamente certificada pelo Ministério da Educação (MEC).  Assim, a faculdade irá te preparar para trabalhar em prol do pleno reestabelecimento dos pacientes e no alívio das suas dores.

Segundo o próprio órgão educacional citado antes, essa graduação deve possuir carga horária de no mínimo 4 mil horas, fazendo com que o curso tenha uma duração média de 5 anos. E ao final deste período, o estudante ainda deve fazer um estágio obrigatório antes de poder finalmente se formar e obter o tão sonhado diploma.

 Além disso, todo enfermeiro precisa de um registro que deve ser requerido junto ao Coren (Conselho Regional de Enfermagem) do estado no qual ele pretende exercer suas funções, e esse é um requisito mínimo para o trabalho.

Já quanto os cenários de atuação, o profissional pode se especializar em diversas áreas após concluir a graduação básica, e existem enfermeiros hospitalares, de centros cirúrgicos, de emergências, obstetrícia, etc.

Por fim, o piso salarial da categoria pode ser muito variável, indo conforme o seu tempo de trabalho, nicho de atuação e também a localidade onde presta serviço. Por enquanto, os valores são de R$ 4.750,00, mas uma proposta para propor um aumento da cifra está atualmente parada no STF (Supremo Tribunal Federal).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS