Conecte-se conosco

Agronegócio

A especiaria que ganhou o mundo: conheça o cravo-da-índia

Encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial, o cravo é muito versátil e cheio de benefícios.

Publicado

em

O cravo-da-índia, muito popular em todo o mundo, é uma especiaria que cresce no botão floral da árvore de cravo, cientificamente chamada de Syzygium aromaticum. A palavra “cravo” deriva do latim e significa “prego”.

Encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial, o cravo é muito versátil, podendo ser usado como tempero, como ingrediente de bolos, doces, biscoitos, bebidas ou, até mesmo, como remédio natural, devido às suas propriedades medicinais, com efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, afrodisíaco, entre outros.

Dessa forma, os compostos presentes no cravo proporcionam diversos benefícios para a saúde. Acompanhe alguns dos principais!

1. O cravo melhora a circulação sanguínea

O óleo extraído do cravo ajuda a melhorar o fluxo da circulação sanguínea, o que gera benefícios para todo o organismo. De igual modo, o cravo-da-índia contém ainda, fibras, vitaminas e minerais que ajudam a purificar o sangue, deixando o nosso sistema imunológico mais resistente e menos suscetível a doenças.

2. O cravo é um analgésico e antisséptico natural

O eugenol é uma substância presente no cravo que age como antisséptico natural atuando na eliminação de marcas de acne, no equilíbrio da saúde da sua pele e evitando o surgimento de rugas. Desse modo, recomenda-se tomar o chá de cravo de duas a três vezes na semana.

3. O cravo auxilia o sistema digestivo

Outra vantagem significativa da especiaria, é que o cravo ajuda a melhorar a digestão, aliviando problemas de prisão de ventre, náuseas e mal-estar estomacal. Além disso, acelera o metabolismo e auxilia na queima rápida de gordura, sendo ingrediente indispensável na dieta de quem pretende perder uns quilinhos.

4. O cravo é um antisséptico bucal

O consumo do cravo pode ajudar na eliminação do mau hálito, cáries, e dores de dente e na gengiva. Isso porque a especiaria apresenta propriedades antifúngicas, bactericidas, além de compostos antioxidantes.

5. O cravo tem ação anti-inflamatória

O consumo de cravo pode auxiliar na redução dos sintomas de inflamações, já que a erva possui em sua composição substancias como, por exemplo, o eugenol, extremamente eficaz nesse sentido.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS