Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça as propriedades da lentinha, a leguminosa cheia de benefícios para o organismo

O alimento é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro, além de conter alto teor de fibras.

Publicado

em

A lentilha, velha conhecida das festas de final de ano, possui não só propriedades nutricionais significativas, como também, é bastante popular entre os supersticiosos, constituindo um alimento que atrai dinheiro. A crença se deve, principalmente, ao fato de que a lentilha possui formato redondo e achatado, semelhante ao das moedas. Assim, muitos acreditam que consumir a leguminosa pode atrair sucesso financeiro.

Se a simpatia funciona realmente, a gente não pode garantir. Todavia, pode-se afirmar com certeza que as vantagens do consumo da lentilha para a saúde do organismo são muitas, já que o alimento é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro, além de conter alto teor de fibras. Acompanhe os principais benefícios da lentilha!

Benefícios

  1. Possui alto teor de ferro

Apesar dos valores nutricionais muito próximos ao do feijão, quando comparados, a lentilha ainda é uma fonte maior de ferro e ácido fólico. Desse modo, o combo de ácido fólico e da alta concentração de ferro contribuem tanto para a prevenção quanto para o tratamento da anemia.

  1. Mantém a saúde do coração

Multivitamínica, a lentilha é fonte de antioxidantes, zinco, potássio, fósforo e magnésio. Sendo assim, ajuda no combate de doenças cardiovasculares e a manter a saúde do coração em dia, já que a presença de compostos como o magnésio e potássio, auxiliam no controle da pressão arterial, diminuindo arritmias cardíacas.

  1. É boa para o intestino

Devido à grande quantidade de fibras presentes no alimento, a lentilha contribui significativamente para a boa saúde do intestino. Assim, o consumo da leguminosa evita problemas como constipações e prisões de ventre.

  1. Ajuda no controle da diabetes

As fibras solúveis presentes na lentilha, responsáveis pela digestão mais lenta, também contribuem para reter a glicose dos carboidratos e, por consequência, estabilizar e normalizar os níveis de concentração de açúcar no sangue. Dessa maneira, ela ajuda a prevenir a diabetes, além de outras doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS