Curiosidades
A fórmula do arroz perfeito: A ciência explica o poder da água fria e fervente
O arroz é um dos alimentos mais consumidos, tanto no Brasil, quanto no mundo todo. Mas você sabe qual é a melhor forma de cozinhar esse grão? Será que faz alguma diferença usar água quente ou fria na hora de preparar o arroz? Conforme a ciência, a resposta é sim!
A temperatura da água usada para cozinhar arroz pode afetar o tempo de cozimento, a textura e até mesmo o sabor do arroz. Por isso, é fundamental saber qual é a melhor opção para cada tipo de arroz e para cada receita.
Água quente ou fria, qual a melhor?
A água quente acelera o cozimento do arroz, pois já está na temperatura ideal para que os grãos absorvam a água e fiquem macios. Além disso, ela ajuda a soltar o amido do arroz, fazendo com que o resultado seja um alimento mais soltinho e separado.
A água fria, por outro lado, retarda o cozimento do arroz, já que leva mais tempo para atingir o ponto de fervura. Isso faz com que os grãos fiquem mais firmes e menos amiláceos. Ela também preserva um pouco mais o sabor e os nutrientes desse alimento.
Então, qual é a melhor forma de cozinhar arroz, com água quente ou fria? Na verdade, tudo depende do seu gosto pessoal e do tipo de arroz que está sendo usado para o preparo.
Se preferir arroz mais soltinho e leve, a água quente será a melhor escolha, sendo um método ideal para arroz branco, basmati ou agulhinha, que são mais finos e delicados. Agora, se você prefere um arroz mais firme e consistente, a água fria é a opção ideal, sendo o método indicado para arroz integral, parboilizado ou japonês, que são mais resistentes.
A dica é experimentar os dois métodos e ver, na prática, qual deles é o seu preferido. Lembre-se que não existe uma forma certa ou errata na cozinha, mas sim diferentes formas, que irão proporcionar diferentes resultados.

-
Finanças20 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças1 dia atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política1 dia atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Agronegócio2 dias atrás
Como usar a Árvore de Jade na cozinha para atrair prosperidade, segundo o Feng Shui
-
Finanças2 dias atrás
R$ 2 bilhões esquecidos: herdeiros podem resgatar valores de falecidos
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte