Conecte-se conosco

Economia

A herança do pintor Pablo Picasso gera mais polêmicas: entenda mais

A herança do pintor Pablo Picasso, ainda é motivo de polêmicas, e um de seus herdeiros, Maya Ruiz-Picasso, recentemente veio a falecer.

Publicado

em

Ao falecer, o pintor Pablo Picasso deixou uma fortuna milionária aos seus herdeiros, sendo eles: Claude, Maya, Paloma e Bernard. O administrador legal da herança do pintor, Claude Picasso, no entanto, vem sendo acusado pelo tribunal francês.

Mas esse não é o único herdeiro que possui ou já enfrentou problemas relacionados ao patrimônio do pintor, visto que, Maya, falecida recentemente, ainda em 2016, passou por polêmicas ao vender para duas pessoas uma escultura de Picasso, intitulada “Busto de Uma Mulher”, baseada em sua mãe, Marie-Thérèse.

Um dos compradores teria comprado a peça por 94 milhões de euros, enquanto o outro havia desembolsado cerca de 37 milhões de euros. A decisão sobre quem ficará com a escultura continua em aberto em tribunais em três países, Suíça, França e Estados Unidos.

Depois do ocorrido, quatro dos cinco herdeiros de Picasso — nesse caso, Maya não estava inclusa — publicaram uma nota, afirmando que para autenticar as peças do autor, apenas a opinião de Claude, administrador legal do patrimônio, deveria ser reconhecida como oficial.

A irmã que ficou de fora da nota, Maya Ruiz-Picasso, afirmou que só soube do documento após ele ter sido publicado.

O patrimônio de Picasso

O pintor, ao falecer, não deixou um testamento. No entanto, suas 45 mil obras acabaram gerando um acordo entre os herdeiros de 27 milhões de euros.

Sua fortuna, ainda em 1980, foi estipulada em 222 milhões de euros, hoje, o valor deve chegar a casa dos bilhões. Foram deixados 3.222 trabalhos feitos em cerâmica, 1.228 esculturas, 150 esboços, 30.000 impressões, 1885 quadros e 7.089 desenhos.

A morte de uma das herdeiras

Na última terça-feira, 20, uma das herdeiras de Pablo Picasso veio a falecer, aos 87 anos de idade. Maya Ruiz-Picasso faleceu pacificamente e cercada por familiares, segundo um advogado próximo à família.

Maya foi fruto do segundo relacionamento de Picasso, com a modelo Marie-Thérèse Walter. A primeira filha de Picasso foi representada em diversas de suas obras, entre elas, “Maya com um barco”, de 1938.

Não somente sendo inspiração para diversas obras do artista, Maya também era uma especialista nas obras do pai e fez diversas doações importantes para a França.

A última doação foi feita em setembro do ano passado, 2021. Foram nove quadros doados para o Museu Picasso de Paris. Maya possuía um meio-irmão, Paul, fruto do primeiro relacionamento do artista com Olga Khokhlova, que veio a falecer em 1975.

Já os herdeiros Claude e Paloma são frutos de um relacionamento extraconjugal que o pintor teve com Françoise Gilot. Posteriormente, o pintor foi viver com a amante no sul da França, onde teve seus dois filhos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS